Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
19 MAR 2019
Cidade realiza Conferência do Idoso nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 21, a Prefeitura de Penápolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Sasc), e Conselho Municipal do Idoso, realizam a 5ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa. O debate está aberto a toda comunidade, com participação gratuita. O evento acontece das 8h às 12h, no anfiteatro do Ceu das Artes (rua Manoel Foz 515, Vila Aparecida
O tema da conferência deste ano é “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. Após a palestra, serão iniciados os grupos de discussão do eixo temático.
A conferência abordará o eixo “Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas”.  Através dele serão estabelecidos grupos de discussão de subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer; Educação: assegurando direitos e emancipação humana;  Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; e Conselhos de Direitos - seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas. Em seguida, será feita a votação das propostas em plenária.
Para a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Suely Valdstein de Queiroz, o momento é de grande importância para a sociedade.
“É necessário discutir e definir ações para priorizar políticas públicas e buscar caminhos que auxiliem nas demandas dos idosos no dia a dia. Trata-se de um grande desafio. Nossa missão é aplicar esforços e dirigir ações para assegurar o cumprimento das deliberações”, comentou ela.
Em Penápolis, o Conselho Municipal do Idoso foi criado pela Lei Municipal 981/2001 e alterado pela Lei 1059/2002. Trata-se de um órgão permanente, paritário, consultivo, normativo e deliberativo, com a finalidade específica de coordenar a implantação da Política Municipal do Idoso em Penápolis.
Ele é composto de representantes do poder público e da sociedade civil, representantes de entidades que atuam no setor, de usuários e de trabalhadores do serviço de atendimento ao idoso. Na diretoria do Conselho do Idoso, ocupa a presidência a representante de trabalhadores do serviço de atendimento ao idoso, Dulcinéia Teixeira. O primeiro secretário é Edivaldo Bonfim dos Santos, representando as entidades de atendimento ao idoso.