Quinta-feira, 28 de Março de 2024
18 MAI 2019
Novo ecoponto está em construção no bairro Sílvia Covas
O ecoponto do bairro Sílvia Covas é a sétima unidade da cidade e contará com guarita, depósito e espaço para caçambas

Está em construção uma nova unidade do ecoponto no bairro Sílvia Covas. Em um investimento de aproximadamente R$113 mil, a estrutura atenderá moradores da região, incluindo os bairros Gualter Monteiro, Osvaldo Vizoni, Esplanada. Esse é o sétimo ecoponto da cidade.
O ecoponto está sendo construído na rua Thomaz H. Beneduzzi Paiva, 29. Segundo o presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Edson Bilche Girotto, o Batata, até então a região do Sílvia Covas era a última área descoberta.
“Temos seis ecopontos espalhados ao redor da cidade. Até então, esta região estava descoberta pelo serviço. Ao todo, Penápolis contará com sete ecopontos, onde podem ser descartados pequenos volumes de entulhos, podas de árvores e materiais recicláveis”, explica.
As obras foram iniciadas neste mês e a previsão é que sejam concluídas em 90 dias. Os serviços são executados pela empresa Construtora Construcerto Eirelli, vencedora do processo licitatório no valor de R$ 113.602,51 com fornecimento de material e mão de obra. O terreno é uma área institucional da Prefeitura de Penápolis.
O espaço contará com uma guarita e um depósito construídos em alvenaria, espaço para quatro caçambas e será todo cercado por alambrado. Os ecopontos recebem pequenos volumes de entulho de construção, galhos de podas de árvores, restos de jardim e materiais recicláveis. Não é permitido depósito de lixo doméstico nos ecopontos.
O prefeito Célio de Oliveira destacou que o município tem buscado investir em alternativas que facilitem o descarte de resíduos por parte da população e impeçam o descarte irregular em diversos pontos da cidade.
“Com o ecoponto do Sílvia Covas, totalizamos três ecopontos construídos e entregues desde 2013. Este tipo de obra traz benefícios para os cidadãos que possuem locais adequados para destinar seus resíduos de forma correta. Desta forma, temos uma cidade mais limpa e evitamos danos ambientais”, enfatizou o prefeito.

Local Correto
A Prefeitura e o Daep vêm buscando soluções e alternativas para o problema de descarte de resíduos sólidos. A partir desta segunda-feira (20), os moradores devem ficar atentos às novas regras para destinação adequada dos resíduos da construção civil.
Antes de descartar, os moradores devem fazer uma triagem, separando cada tipo de material: concreto, metais, plásticos, papelão, madeira, vidro. Cada ecoponto está preparado para recebê-los separadamente, com uma caçamba reservada para cada tipo de resíduo.

Confira abaixo a localização dos ecopontos em Penápolis:
- Jardim Pevi: Rua Elpidio Ribeiro, 400
- Jardim Tropical: Rua Matias Martins Garcia, 739
- Jardim Del Rey: Avenida Avelino Bilche Filho, 1190
- Parque Industrial: Rua Francisco Colnaghi, 850
- Cidade Jardim: Avenida Maria Rosa Passafaro Altimari, 1050
- Santa Terezinha: Rual Altino Vaz De Melo S/N – Em frente ao Lar Vicentino.