Quinta-feira, 28 de Março de 2024
22 MAI 2019
Vacinação contra gripe termina dia 30
A vacina é a única forma de proteger o público alvo contra as complicações ocasionadas pelo vírus influenza

Quem ainda não se vacinou contra a gripe devem procurar com urgência uma unidade de saúde, já que a campanha nacional se encerra no próximo dia 30 de maio. A vacinação é gratuita e está disponível na Macro I (Jardim Eldorado), na Macro II (Centro) e na Macro III (Santa Terezinha), no horário das 07h às 17h. É necessário levar a carteirinha de vacinação.
Devem ser vacinar crianças de 6 meses a 9 anos, adultos e idosos a partir de 50 anos, profissionais que atuam na área da saúde, grávidas, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com doenças crônicas e profissionais da educação. No total, o município está com cerca de 46,78% do público alvo imunizado.
De acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica Municipal, até 21 de maio, o público alvo com menor procura são os professores, com apenas 25% de cobertura.
Entre as gestantes, 39,86% já se vacinaram, e as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) se vacinaram na totalidade, atingindo 100%.
Com relação aos idosos, até o momento a cobertura é de 49,54% do público alvo. Cerca de 50% dos profissionais que atuam na área de saúde também já se imunizaram. As crianças atingiram até agora um percentual de 36,33% de cobertura, e os pacientes com comorbidades atingiram 49,89% de cobertura vacinal.

Alerta
O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, alerta que para evitar a transmissão do vírus é necessário que o público alvo seja vacinado. “A campanha é voltada para as pessoas mais suscetíveis a complicações. Por isso, pedimos que as pessoas não deixem de se vacinar”, afirmou.
Ainda segundo o enfermeiro, outra preocupação é a baixa cobertura das crianças. “É essencial que os pais levem seus filhos para se vacinar. Esta é a única forma de protegê-los contra as complicações ocasionadas pelo vírus influenza”, acrescentou.
“Muitas pessoas ainda continuam com medo de tomar a vacina porque acham que correm riscos. Alguns temem reações, principalmente idosos, e por isso não procuram os postos de saúde. É preciso que as pessoas se conscientizem de que é necessário se imunizar contra a gripe. Assim, evita-se especialmente as complicações como pneumonia, por exemplo, que em alguns casos levam à internação e até mesmo óbito”, comentou ele.
“Pedimos aos familiares dos idosos que auxiliem neste processo, e conversem com os seus. Também às mamães e gestantes, alertamos para que não deixem de vacinar”, recomendou Alexandre.