Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
19 JUN 2019
Crianças e adultos devem se proteger contra a febre amarela

Crianças a partir de nove meses de idade e adultos de qualquer idade devem se imunizar contra a febre amarela. O estado de São Paulo está em alerta para a proliferação da doença, que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A campanha segue até o dia 12 de julho.
A vacina está disponível nas unidades Macro I – Mutirão, Macro II – Postão e na Macro III – Santa Terezinha. Segundo o enfermeiro do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira de Almeida, o objetivo da campanha é imunizar aquelas pessoas que não tomaram nenhuma dose da vacina.
“O Ministério da Saúde determina que vacinação é feita em dose única, ou seja, quem já tomou a vacina em algum momento, está imunizado contra a doença. Portanto, não é necessária a aplicação de uma dose de reforço. Qualquer dúvida, é só procurar uma das salas de vacina para verificar sua situação vacinal”, explica.
Para se vacinar, é fundamental apresentar a carteirinha de vacinação. “Com a apresentação deste documento, conseguimos verificar se a vacinação está atualizada e se é necessário tomar alguma outra vacina. Pedimos que todos apresentem a carteirinha de vacinação”, enfatizou o enfermeiro.
Vale ressaltar que a vacina contra a febre amarela é totalmente segura. “A febre amarela é uma doença grave que pode causar a morte. Somente neste ano, o estado de São Paulo registrou doze óbitos pela doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Por isso, a importância de se vacinar”, finalizou Almeida.

Secom - PMP