Sexta-feira, 29 de Março de 2024
18 SET 2019
Museus de Folclore e Histórico participam da 13ª Primavera dos Museus
O Museu Histórico apresentará aos visitantes as rotinas de conservação na sua biblioteca e hemeroteca

De 23 a 29 de setembro acontece a 13ª Primavera dos Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). Nessa edição os museus de todo país oferecem ao público atividades especiais. Em Penápolis, o Museu Municipal de Folclore e o Museu Histórico e Pedagógico Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão participam do movimento, com programações especiais.
A 13ª Primavera de Museus tem como tema “Museus por Dentro, por Dentro dos Museus”. A cada ano o Ibram lança um tema para estimular o debate acerca do assunto e inspirar as instituições participantes na programação de seus eventos. A proposta é fortalecer a relação público/museu a partir da ótica da preservação enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o seu bem cultural.
Segundo informou o responsável pelo Museu Municipal de Folclore de Penápolis, Gilson Moreno Soares Azenha, de 24 a 27 de setembro o local promoverá visitas mediadas a partir das rotinas de conservação em sua reserva técnica.
Sobre o Museu Histórico e Pedagógico, a responsável Alessandra Jorge Nadai informou que, no mesmo período, serão oferecidas visitas mediadas, apresentando as engrenagens e rotinas de conservação na sua biblioteca e hemeroteca.
O conteúdo das atividades permite explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos aos quais as coleções são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais.
Ambos os museus estão localizados no Centro Cultural Dr. Bráulio Sammarco (Praça 09 de Julho nº 150, Centro) e funcionam de terça a sexta-feira das 08h às 11h30 e das 13h30 as 16h30.
Os interessados em levar grupos para participar das visitas podem telefonar e agendar os horários. O telefone do Museu de Folclore é o 3652-7715, e do Museu Histórico é 3652-7034.