Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
22 SET 2019
Santa Casa de Penápolis volta a realizar cirurgias eletivas
Médicos de diversas especialidades farão as cirurgias eletivas nos próximos meses

As cirurgias eletivas, aquelas que não têm caráter de urgência e dependem de marcação para serem executadas, voltaram a ser realizadas na Santa Casa de Penápolis. Ao todo, serão realizadas cerca de 1600 cirurgias em 11 especialidades, perfazendo quase 70 procedimentos diferentes.
Na última quinta-feira (19), o secretário de Saúde, Wilson Carlos Braz, esteve no hospital conversando com os profissionais que realizaram os primeiros procedimentos cirúrgicos após uma interrupção de cerca de um ano nas eletivas.
“Estamos felizes com o retorno das cirurgias eletivas e a partir de agora, nosso objetivo é conseguir fazer com que a Santa Casa tenha condições de dar continuidade aos procedimentos. Apesar de não serem urgentes, os pacientes precisam ter uma perspectiva de quando serão submetidos às cirurgias”, destacou Braz.
O secretário de Saúde ainda explicou que todos os pacientes que estão na lista de espera são procurados pelos profissionais do setor para atualização do estado clínico.
“Estamos fazendo uma atualização nas informações que constam em nosso sistema. Em alguns casos, a partir da inclusão do paciente na fila de espera, a espera chegava há mais de três anos, por isso, é necessário atualizar o estado de saúde de cada paciente. A partir daí, vamos reagendando os procedimentos”, detalhou o secretário.
Segundo o médico cirurgião Luiz Henrique de Felippe Valente, neste primeiro momento, os procedimentos estão concentrados em quatro especialidades. “Iniciamos as cirurgias eletivas com abrangência em quatro áreas, sendo Cirurgia Geral, Otorrino, Proctologia e Ginecologia”, destacou Valente.
O vice-prefeito Carlos Alberto Feltrin, que esteve nesta semana em São Paulo buscando obter mais recursos para a área da Saúde, comentou a retomada das cirurgias eletivas, agradecendo a união de esforços em prol de Penápolis.
“Precisamos de pessoas que trabalhem para o bem coletivo e não em projetos pessoais. Temos que nos preocupar com as milhares de pessoas que precisam passar por um procedimento cirúrgico e neste sentido, quero agradecer aos deputados estaduais e federais, que enviaram recursos para Penápolis e aos penapolenses que querem o melhor para nossa cidade”, afirmou Feltrin.

Confira os especialidades e procedimentos que serão realizados na Santa Casa:

- Cirurgia Geral

Cisto
Cistocele
Estenose uretra
Exerese de lesão de escroto
Hidrocele
RTU próstata
Uretrolitotripsia
Passagem de catéter
Ressecção de prolapsode mucosa de uretra
Transtorno trato urinário