Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
16 JAN 2021
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Sasc promove reunião com equipe do “Criança Feliz”
Durante o encontro foram discutidos detalhes sobre a realização de visitas presenciais, entre outros assuntos do programa

Nesta semana foi realizada uma reunião entre o novo comando da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e a equipe que atua no Programa Criança Feliz. O objetivo da reunião, segundo informou o titular da Sasc, Pedro Luis Menti Sanchez, foi conhecer os profissionais e planejar as ações para o decorrer do ano.
O secretário informou que durante o encontro foram discutidos detalhes sobre a realização de visitas presenciais, adotando-se as cautelas necessárias para prevenção ao coronavírus, além de outros aspectos que envolvem a atuação junto às comunidades da zona rural e olarias.
O programa Criança Feliz foi iniciado em Penápolis em novembro do ano passado, e consiste em promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. A iniciativa é do Governo Federal, e visa atingir um público prioritário formado por gestantes, crianças até 03 anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças até 06 anos e suas famílias beneficiárias do Beneficio de Prestação Continuada; e crianças até seis anos afastadas do convívio familiar.
A cidade se credenciou ao programa, e a partir daí tem recebido recursos para ações com aproximadamente 150 beneficiários. O desenvolvimento do Programa Criança Feliz se dá por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultural e direitos humanos.
Durante as visitas é observada a relação da família com as crianças, o vínculo estabelecido entre eles, assim como o desenvolvimento dos pequenos. Também questões relacionadas às gestantes e suas famílias, preparação para o nascimento, cuidados perinatais, colaboração para o exercício da parentalidade, entre outros assuntos.
Para desenvolver esta tarefa, a Sasc conta com o apoio de uma equipe formada por 09 visitadores (universitários dos cursos de Psicologia e Pedagogia), mais 02 supervisores e um coordenador.
Todos os profissionais que atuam no Programa Criança Feliz participaram de cursos e capacitações promovidos pelo Governo Federal, de forma online.