A Prefeitura de Penápolis, por meio da Sasc (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania) realizou no dia 25 uma reunião para alinhamento e apresentação das diretrizes da Política Pública Nacional do trabalho com a População em Situação de Rua. O encontro reuniu representantes do poder público, entidades de classe e órgãos de saúde e assistência social.
Participaram da reunião representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), SOS (Serviço de Obras Sociais), Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Droga, Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). O Ministério Público foi convidado, mas justificou sua ausência.
Também estavam presentes representantes das secretarias de Cultura e Turismo, Desenvolvimento e Trabalho; e Saúde, além do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).
Na oportunidade, foram apresentadas as ações diretas e indiretas desenvolvidas pelo município e os resultados alcançados. As ações são executadas pelo SOS (Serviço de Obras Sociais), entidade parceira da Prefeitura de Penápolis. A entidade executa os serviços de acolhimento institucional para adultos e suas famílias, de acolhimento institucional – Casa de Passagem e o serviço de abordagem de rua.
Segundo o secretário de Assistência Social, Pedro Sanchez, o encontro foi uma forma de apresentar as políticas públicas voltadas à população em situação de rua. “É fundamental que todos os envolvidos nas ações tenham conhecimento da política nacional. Só assim é possível formular as ações que auxiliar essa população”, destacou.
Após a apresentação da Política Nacional, foram deliberados os próximos passos a serem desenvolvidos pela rede para que possa ser avançado o processo de trabalho. Um novo encontro está marcado para o dia 24 de fevereiro.
Secom – PMP