Sexta-feira, 29 de Março de 2024
31 OUT 2021
EMURPE
Cemitérios funcionam das 06h às 18h na terça-feira
Como em anos anteriores, é recomendada a remoção de plásticos dos vasos para evitar água parada, favorável ao mosquito da dengue

São esperadas mais de 30 mil pessoas ao longo do dia, nos dois cemitérios da cidade

Os cemitérios municipais de Penápolis estarão abertos à visitação pública das 06h às 18h nesta terça-feira, 02 de novembro, feriado nacional de Finados. São esperadas mais de 30 mil pessoas ao longo do dia para homenagear os entes queridos que já faleceram.
A Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis), que é a responsável pela gestão administrativa e operacional dos cemitérios da cidade, organizou um esquema especial de funcionamento nesta data, visando atender bem todos os visitantes.
Na Necrópole Municipal de Santa Cruz, conhecida como “cemitério antigo”, haverá dois portões disponíveis para entrada e saída. Um deles é o portão principal, de frente para a avenida Eduardo de Castilho, e o outro na lateral, pela rua Tiradentes.
Já o Cemitério Jardim da Paz, localizado na avenida José Pinto de Almeida, no bairro Jardim Pevi II, terá um único portão de entrada e saída, junto à fachada.
É obrigatório o uso de máscaras faciais de proteção para ingressar e permanecer no interior dos cemitérios. Será disponibilizado álcool em gel 70% na entrada, para assepsia das mãos dos visitantes, e cadeira de rodas para algum munícipe com necessidades especiais, que venha necessitar deste recurso. A temperatura dos visitantes também será aferida na entrada dos cemitérios.
Haverá ainda uma ambulância com motorista e enfermeiro em frente à Necrópole Santa Cruz, a fim de prestar os primeiros atendimentos, em casos de necessidades.
O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) disponibilizará dois bebedouros para os visitantes, assim como disponibilizará uma caçamba para o recolhimento de lixo/descartes na Necrópole de Santa Cruz.
O comércio ambulante poderá funcionar apenas nos espaços públicos externos aos cemitérios, sem cobrança de taxa municipal. No interior destes recintos o comércio é proibido.
Haverá celebrações religiosas, sendo: às 07h e às 08h30 na Necrópole de Santa Cruz, com a Comunidade da Igreja Matriz de São Francisco; e às 08h no Cemitério Jardim da Paz, com a Comunidade Santa Rita de Cássia.
 O Transporte Coletivo Municipal funcionará no feriado de Finados com três linhas, saindo a cada 90 minutos do Terminal Urbano, nos seguintes horários: 07h35, 08h20, 09h05, 09h50, 10h35; 11h20; 13h35, 14h20, 15h05, 15h50, 16h35 e 17h20. O almoço será das 12h às 13h30.
A recomendação da Vigilância Epidemiológica é para que o público elimine água parada nos vasos junto aos túmulos colocando areia até a borda, além da remoção das embalagens plásticas de flores, já que as mesmas acumulam água e favorecem a criação de larvas do mosquito transmissor da dengue.
A Secretaria Municipal de Trânsito providenciará sinalização para interdição de ruas e avenidas no entorno da Necrópole Santa Cruz. Isso ocorrerá das 06h até às 18h, nas seguintes vias: rua Elesbon com avenida Eduardo de Castilho; rua Tiradentes com a avenida Eduardo de Castilho, e rua Manoel Foz com a avenida Antonio Define.