Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
21 NOV 2021
Matrículas abertas para Educação de Jovens e Adultos
A Secretaria Municipal de Educação de Penápolis está com matrículas abertas para o Programa EJA (Educação de Jovens e Adultos). Podem participar pessoas a partir dos 14 anos que nunca foram à escola ou que interromperam o aprendizado até o 5º ano, “antiga 4ª série”.
Os interessados devem procurar a Emef Marcos Trench, de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 17h. Para matrícula é necessário apresentar cópias simples da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
As aulas do EJA ocorrem no período noturno, das 19h30 às 22h30, para facilitar a rotina daqueles que trabalham durante o dia.
O serviço é totalmente gratuito, e as aulas são concentradas nas dependências da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marcos Trench, de segunda a sexta-feira.
Os alunos matriculados recebem merenda escolar, uniformes e também transporte, da mesma forma que os alunos do ensino regular.
Segundo comentou o secretário municipal de Educação, professor José Carlos Pansonato Alves, o “Zeca”, o desejo da equipe é que o público procure pelas matrículas, aproveitando a oportunidade de estudo.
“É uma chance maravilhosa para quem não conseguiu estudar, aprender a ler e escrever. Nossos profissionais são capacitados para receber esses alunos, oferecendo estrutura de ensino adequada desde aquele que já tem algum letramento, até aquele que nunca aprendeu a escrever o próprio nome”, destacou o secretário.
Ainda segundo ele, a Secretaria de Educação tem registrado um dado importante: a queda vertiginosa e progressiva na demanda deste serviço ao longo dos últimos anos. A princípio pode parecer algo negativo, entretanto o professor Zeca explica que trata-se de um reflexo da efetividade do sistema educacional do município, neste caso específico, voltado para o Ensino Fundamental Ciclo 1 (1º ao 5º anos), que é o serviço oferecido pelo EJA.
Zeca explicou que o atendimento educacional de jovens e adultos existe no município há mais de 30 anos. Com o sucesso das progressões dos alunos ao longo de décadas, e a inexistência de evasão escolar do Ensino Fundamental Ciclo 1, a cidade acabou não tendo uma diminuição natural na procura pelo Programa EJA.
“Cabe aqui um reconhecimento ao trabalho das escolas estaduais Augusto Pereira de Moraes e Luiz Chrisóstomo de Oliveira, que além das nossas escolas municipais também atendem parte dos alunos do Ensino Fundamental Ciclo 1. Ao trabalho dessas equipes rendemos um agradecimento, pois colaboram de forma significativa para que não tenhamos evasão no município dentro desta faixa escolar”, destacou ele.
“Mesmo assim, esse importante serviço, do qual temos grande carinho e orgulho, continua disponível à comunidade”, disse.
O telefone para mais informações a respeito das matrículas é o 3652-0870.