Sexta-feira, 29 de Março de 2024
27 ABR 2022
Dia D de vacinação contra a gripe, sarampo e covid acontece sábado
Neste sábado (30), das 08h às 16h, as quatro Macros de Saúde de Penápolis estarão abertas para o Dia D de vacinação contra gripe, sarampo e covid-19. A ação especial para a vacinação acontece nas Macros I – Eldorado, Macro II – Postão, Macro III – Santa Terezinha e Macro IV – Planalto.
Para receber qualquer uma das vacinas, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação. O secretário de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, destacou a importância de se imunizar contra as doenças.
“Estamos vendo um aumento dos casos de sarampo em todo o país, ocasionado pela falta de vacinação. Temos imunizantes seguros para combater diversas doenças e precisamos que todos se protejam. Por isso, convido a todos que compareçam em uma das Macros, verifiquem sua carteirinha de vacinação e se protejam”, enfatizou Luiz Washington.

Vacinação contra Gripe
Neste sábado, a vacina contra a Gripe estará disponível para idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a cinco anos. O imunizante do Butantan contra a gripe aplicado neste ano é trivalente, composto pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin que causou surtos localizados no final de 2021.
A vacina contra a gripe é importante para reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza.
Vale ressaltar que não é mais preciso que haja um intervalo entre a dose da vacina contra a influenza e a dose contra a Covid-19, como ocorria anteriormente. Portanto, as duas vacinas podem ser administradas nos idosos simultaneamente.
Caso a pessoa esteja com gripe, dengue ou qualquer outra doença infecciosa, deve aguardar o término dos sintomas para tomar a vacina da gripe.

Vacinação contra Sarampo
Devem se vacinar contra o sarampo, com a vacina tríplice viral, todas as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos. Os trabalhadores de saúde também devem ficar atentos para regularizar a situação da vacina contra o sarampo.
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida de pessoa a pessoa por tosse, espirros, contato pessoal próximo ou contato direto com secreções infectadas. As complicações mais comuns são otite, pneumonia, diarreia, encefalite e problemas neurológicos. A doença pode, em alguns casos, levar a morte.

Vacinação contra Covid
Quem ainda não se imunizou contra a covid ou está com alguma dose atrasada, pode aproveitar o Dia D nesse sábado. A vacina contra a Covid está disponível para crianças a partir de cinco anos, adolescentes, adultos e idosos. A quarta dose está disponível para idosos com mais de 60 anos que tenham tomado a terceira dose há mais de quatro meses.

Secom - PMP