Quinta-feira, 28 de Março de 2024
14 JUN 2022
Penápolis terá “Bota-Fora” contra a dengue no Vilage Regina e Del Rey dia 21
A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa que inicia na próxima semana o “Bota-Fora” contra a dengue. A primeira região a receber a ação será nos bairros Vilage Regina e Jardim Del Rey. O Bota Fora será realizado no dia 21 de junho, próxima terça-feira, das 07h às 11h.
O Serviço de Vigilância Epidemiológica orienta os moradores desta região a aproveitarem a próxima segunda-feira, antes do bota fora, para se desfazerem de todos os tipos de recicláveis existentes na residência, que não servem mais.
“A segunda-feira já é o dia de costume em que a Corpe realiza a coleta seletiva no Del Rey e Vilage Regina. Então pedimos que na segunda-feira, dia 20, todos já coloquem os recicláveis para recolhimento da Corpe”, orientou o encarregado da Vigilância Epidemiológica, Marco Souza.
“Assim, pedimos que os moradores deixem a terça-feira, dia 21, para o bota fora de materiais de grande volume, como móveis velhos, do tipo sofá, fogão, colchões, entre outros”, esclareceu Marco.
Os agentes da Vigilância Epidemiológica e os agentes de saúde estão visitando as residências da citada área para entregar os sacos plásticos verdes dos recicláveis que serão coletados pela Corpe na segunda-feira, juntamente com uma filipeta explicativa sobre a operação Bota Fora. Um carro de som também percorre a região alertando para adesão da comunidade.

Faxina geral
Dessa forma, os moradores dos bairros Vilage Regina e Jardim Del Rey poderão aproveitar o final de semana para fazer uma limpeza em suas residências e quintais, jogando fora todo tipo de material que possa acumular água parada. Os materiais devem ser depositados na calçada para a coleta do dia 21/06 entre 07h e 11h.
Para o bota-fora, serão recolhidos todo tipo de criadouro do mosquito Aedes Aegypti e também outros tipos de materiais volumosos como colchões, móveis, eletrônicos, pneus entre outros.

O que não pode
Vale ressaltar que não devem ser depositados nas calçadas materiais orgânicos (lixo comum), entulhos de construção, como terra, areia, ferragens, resíduos de poda de árvores e lâmpadas. Portanto, esses materiais não serão recolhidos.
Segundo informou o secretário municipal de Saúde, Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, o foco da ação é combate à dengue. “Essa é mais uma ação que integra a estratégia da Sala de Situação de Combate à Dengue para contribuir com as ações já realizadas, como o fumacê que será retomado; visita casa a casa pelos agentes de saúde; orientação nas escolas, entre outras”, comentou o secretário.
A realização do “Bota-Fora” é da Prefeitura Municipal de Penápolis em parceria com o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e apoio do Tiro de Guerra.
Durante a última reunião com os integrantes da Sala de Situação de Combate à Dengue, realizada dia 10 de junho, ficou acordado que o Bota-fora em Penápolis deverá acontecer a cada 15 dias, de acordo com a evolução do número de casos da doença. Caso ocorra, as regiões serão divulgadas com antecedência.

*** Confira demais ações do município no combate à dengue:

- atuação a campo de 20 agentes apoiadores de combate a dengue (pontos de maior risco e casos positivos);
- 85 agentes comunitários de saúde e apoiadores já visitaram mais de 5.500 residências, orientando e eliminando criadouros de larvas;
- aplicação de nebulizador inseticida, vulgo “fumacê” em bairros com maior numero de casos registrados;
- O projeto Cras Itinerante terá participação dos agentes apoiadores para conscientizar a população e visitar as residências;
- serviço de limpeza realizado pelo Daep, Secretaria de Obras e Agricultura. Mais de 250 toneladas de materiais retirados das ruas;
- fiscalização de terrenos e áreas com acúmulo de lixo, notificação e multas (mais de 500 notificações emitidas nos 3 últimos meses);
- Divulgação do Boletim Informativo Dengue.