O Gabinete do Prefeito Municipal é responsável por apoiar o Prefeito na realização de suas atividades cotidianas à frente do Governo, coordenar e secretariar as ações do Chefe do Executivo; além de coordenar as ações de proteção e defesa civil.
O Gabinete também é responsável por assessorar a análise, organização e formalização dos atos normativos oficiais que devem ser assinados pelo Prefeito.
O órgão atua como mediador das relações políticas e administrativas do Executivo Municipal com a população do Município e suas instituições representativas, com o Legislativo Municipal, com as instâncias de Governo Estadual, Federal e Regional, com as lideranças políticas e a sociedade civil.
Também realiza o primeiro atendimento de todos aqueles que se dirigem ao Gabinete e, apoiando de forma complementar, às atividades de secretaria executiva própria ao exercício do cargo de Vice-Prefeito.
Compõe a estrutura organizacional do Gabinete do Prefeito Municipal:
I - COORDENADORIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL MUNICIPAL
Responsável por articular, coordenar e gerenciar ações de redução de desastres no Município, mitigando eventos de risco, implementando ações de proteção, prevenção e preparação da população para emergências e desastres, conduzindo de forma adequada a resposta aos desastres e apoiando medidas de reconstrução.
II -SERVIÇO DE EXPEDIENTE DO GABINETE
Responsável pelos controles administrativos, orçamentário e financeiro, realizando as rotinas do expediente no Gabinete, elaborando e mantendo organizados os documentos oficiais produzidos pelo Chefe do Executivo Municipal.