Secretaria de Cultura e Turismo lança concurso para Hino Oficial de Penápolis

05/07/2020

A Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Penápolis informa que já estão abertas as inscrições do concurso público para a escolha do Hino Oficial do Município de Penápolis, que deverá ter letra e música de autoria inédita. 
Músicos da cidade e demais pessoas interessadas podem participar do certame cuja obra vencedora receberá a premiação de R$2.500,00. O hino do município será registrado em cartório como Patrimônio Público, passando este a integrar o conjunto dos símbolos municipais. 
Podem se inscrever moradores de Penápolis (residentes do município por no mínimo, 5 anos), independente de sexo, etnia, idade ou formação cultural, religiosa ou política. As composições podem ser criadas de forma individual ou em parceria, sem distinção de idade ou exigência de conhecimento em teoria musical. 
O Hino deverá manifestar o espírito cívico e de amor a Penápolis, reafirmando a importância da preservação das suas tradições, culturas, belezas naturais, seu povo, origem, economia e projeção futura. Deve também revelar e exaltar a expressão mais forte e viva dos aspectos históricos e culturais do município. 

Inscrições
A inscrição é gratuita e individual e deve ser feita no período de 01 de julho a 31 de agosto de 2020, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, nº 333, Centro). O horário de atendimento estará sujeito às medidas preventivas ao coronavírus nas repartições públicas municipais.  
Os candidatos devem se atentar com relação à entrega de documentos e materiais necessários que constam no Edital do concurso publicado no Diário Oficial do Município. 
Cada participante poderá inscrever apenas uma letra e música no concurso, desde que inéditas. No caso de parceria, a inscrição poderá ser feita por um dos compositores. Nas letras impressas e no CD devem constar o pseudônimo do autor, sendo vedada a identificação do candidato. 
Serão aceitas inscrições via correio, desde que a postagem respeite o período de inscrição determinado no Regulamento. 

Letra e Música
A letra do Hino deve ater-se às normas clássicas da versificação: métrica, cadência, rima, estrofação, refrão, condições que facilitam a composição musical. Também devem-se observar as normas da língua padrão, evitando vícios de linguagem (ambiguidade, rebuscamento vocabular exagerado, sintaxe truncada, cacofonias, etc.), primando pela clareza e concisão. 
Com relação à música, a composição deve obedecer a um estilo marcial e ao ritmo quaternário. A composição (música e letra), necessariamente, deverá ser inédita e possuir letra em língua pátria (português-brasileiro), sendo de única e exclusiva responsabilidade do participante quanto a sua autoria.
Serão consideradas músicas inéditas aquelas que nunca foram gravadas em disco ou CD, não tenham sido difundidas pelos meios de comunicação, nem apresentadas em Festivais e Concursos. Mais detalhes sobre a composição estão presentes no Edital. 

Julgamento
Na apreciação musical serão observados a originalidade, o estilo, a beleza da melodia, a harmonia, o ritmo e a singularidade da música. O julgamento dos trabalhos estará a cargo da Comissão Julgadora composta por cinco pessoas de reconhecido saber histórico, musical e literário. 
A Comissão Julgadora fará a avaliação das composições e pré-seleção das 05 melhores, no período de 08 de setembro a 08 de outubro de 2020. O resultado das cinco melhores composições será afixado no mural da Prefeitura Municipal de Penápolis e publicado no Diário Oficial do Município e na imprensa local.   
Para a escolha do vencedor na fase final, os compositores dos cinco melhores trabalhos farão apresentação pública no dia 31 de outubro, em local e horário a serem divulgados posteriormente pela Secult. 

Premiação 
O trabalho vencedor será lançado oficialmente como Hino Oficial de Penápolis no dia 14 de dezembro de 2020, em sessão solene na Câmara de Vereadores. 
A obra vencedora receberá um prêmio de R$ 2.500,00, verba oriunda de patrocínio levantado entre as empresas e o comércio local, que será depositada na conta do Fundo Municipal de Cultura, para posteriormente ser entregue ao vencedor, em troca da cessão dos direitos autorais. 
O Hino vencedor será apresentado para a comunidade, juntamente com a entrega da premiação, no dia 19 de dezembro de 2020, durante o evento “Natal na Praça”, que acontecerá na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho. 
Mais detalhes sobre o regulamento do concurso podem ser encontrados no Decreto nº6509 publicado no dia 29 de junho, no Diário Oficial do Município; e também no Edital nº2070/2020, publicado no Diário Oficial no dia 01 de julho, no site da Prefeitura (www.penapolis.sp.gov.br). Mais informações também por telefone (18)3652.5568.  

Secom – PMP