08 DEZ 2022
Câmara aprova repasse de R$ 65,5 mil à Santa Casa para cirurgias
Foi aprovado na última segunda-feira (05) na Câmara de Vereadores de Penápolis o Projeto de Lei do Executivo que autoriza o repasse de verbas para a Santa Casa de Misericórdia do município, visando a realização de cirurgias eletivas.
De acordo com o projeto aprovado, a Prefeitura fará o repasse de R$ 65.596,00 para o hospital, destinados à execução de 70 procedimentos nos olhos. Entre estas cirurgias, 60 são Focoemulsificação (método para tratar a catarata) e 10 são Trabeculectomia (para tratar glaucoma).
Esta é considerada a sétima etapa do projeto Mutirão de Cirurgias Eletivas, realizado em parceria entre a Prefeitura de Penápolis e a Santa Casa, desde o mês de junho.
As etapas anteriores ocorreram ao longo do segundo semestre de 2022, e algumas cirurgias correspondentes ainda estão sendo efetuadas. As próximas, referentes à sétima etapa, começam a ser feitas ainda neste mês de dezembro.
De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, dentro deste mutirão já foram realizadas cirurgias eletivas de origem vascular, catarata, amígdalas, adenóide, cirurgias ginecológicas e ortopédicas.
O repasse de recursos da Prefeitura de Penápolis para a Santa Casa se dá em razão da insuficiência de recursos do SUS para os procedimentos, sendo necessário que o município colabore para completar os custos das cirurgias.
Uma das maiores necessidades ocorre nas cirurgias ortopédicas, onde são utilizadas, em grande parte, as OPMEs (Órteses, Próteses e materiais Especiais), que demandam alto custo.
A meta da Secretaria Municipal de Saúde é continuar investindo nos repasses ao hospital para execução de novas etapas do Mutirão de Cirurgias Eletivas no ano que vem, contribuindo para diminuição da fila de espera de pacientes.

Secom - PMP