Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
09 FEV 2023
Merendeiras fazem capacitação sobre manipulação de alimentos
Mais de 60 merendeiras que trabalham nas escolas municipais, estaduais e entidades conveniadas, participaram da formação
Com a volta às aulas 2023, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma série de treinamento e capacitações aos profissionais que atuam nas escolas municipais. No último dia 03, foi a vez das merendeiras participarem da capacitação sobre “Boas práticas de manipulação de Alimentos”. Mais de 60 profissionais que trabalham na merenda escolar das redes municipal, estadual e entidades conveniadas, participaram da formação realizada na Sala Pedagógica da Prefeitura de Penápolis.
O prefeito Caique Rossi e a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, participaram do encontro quando destacaram a importância da capacitação e também desejaram um excelente ano letivo de 2023 para todas as merendeiras.
A capacitação sobre manipulação de alimentos foi ministrada pelas nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, Lara Medeiros Soares Domingues e Larissa Avansi Marques Lino, responsáveis pela Merenda Escolar.
As merendeiras foram divididas em dois grupos, sendo que na parte da manhã, participaram da capacitação as profissionais que atuam nas unidades de Educação Infantil (creches e Emeis) e no período da tarde, as que trabalham nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.
De acordo com a nutricionista Lara Medeiros, o objetivo da capacitação foi reforçar para as merendeiras a importância das boas práticas da manipulação dos alimentos, a fim de que se tenha uma merenda escolar mais nutritiva, de qualidade e uma alimentação segura.
“Orientamos ainda sobre os cuidados necessários com o preparo dos alimentos de acordo com a faixa etária atendida nas escolas, pois a merenda escolar contempla crianças, adolescentes e adultos. Nas creches, por exemplo, é preciso ter um cuidado especial com o preparo das mamadeiras. Também é necessário ficar atenta à aceitação das crianças com os alimentos oferecidos, a fim de melhorar a alimentação”, acrescentou.

Novidades
A nutricionista Larissa Avansi comentou ainda que a capacitação das merendeiras também orientou sobre o preparo dos alimentos com a introdução de novos itens na merenda escolar. “Neste ano, teremos mais variedade de carnes, frutas e legumes. Serão incluídos na merenda escolar o feijão preto, pernil suíno, peixe; e outras frutas como abacaxi, melão, goiaba, poncã, maga; além de legumes e verduras como pepino, almeirão, entre outros itens alimentícios”, explicou.
A secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, parabenizou a todas as merendeiras que tanto se dedicam a preparar o alimento com muito cuidado e carinho para os alunos. “Nossas crianças só elogiam a merenda que oferecemos nas escolas. Isso se deve não só à qualidade dos alimentos adquiridos, mas também ao cuidado no preparo da comida e o amor e a dedicação de nossas merendeiras”, concluiu a secretária.