Sexta-feira, 29 de Março de 2024
22 FEV 2023
Gestores da Educação fazem capacitação sobre Escuta Especializada
A capacitação dos profissionais da Educação foi ministrada pela assistente social, Ms. Sílvia Aline Ferreira
A Secretaria Municipal de Educação promoveu no último dia 16, a primeira etapa da capacitação sobre “Escuta Especializada”, voltada para a equipe gestora. A formação teve o objetivo de capacitar os profissionais para a implementação da Lei Federal nº13.431, de Escuta Especializada e a implantação do fluxo municipal de realização do Núcleo de Escuta Especializada.
Nesta primeira etapa, participaram da capacitação os diretores da Emefs e creches, coordenadores pedagógicos das Emeis, equipe do Núcleo Multidisciplinar e equipe técnica da Secretaria. A capacitação foi ministrada pela formadora e assistente social, Ms. Sílvia Aline Silva Ferreira. Na segunda etapa, participarão todos os demais profissionais da Educação.
O Núcleo de Escuta Especializada é um espaço destinado a ouvir crianças e adolescentes vítimas de algum tipo de violência. Após a revelação por parte delas, é preciso dar encaminhamento ao fluxo municipal e portanto, os profissionais que atuam nessa rede/fluxo, devem estar capacitados para tal função.
A capacitação abordou a apresentação da Lei Federal da Escuta Especializada; a apresentação do Protocolo Municipal de Realização de Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência; orientações sobre procedimentos para implantação do protocolo e fluxo municipal; conceito de revelação espontânea; orientações sobre como fazer o relatório da revelação espontânea, entre outros temas relacionados.
Para a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, a capacitação além de conscientizar os profissionais sobre a importância da implantação da Lei e do Serviço de Escuta Especializada em Penápolis, também tem o objetivo de sensibilizar esses profissionais sobre o papel de cada um para a garantia dos direitos e proteção da criança e do adolescente vítima de violência.

Intersetorial
Vale lembrar que o Núcleo de Escuta Especializada atua de forma intersetorial, envolvendo as áreas de Educação, Assistência Social, Saúde, Conselho Tutelar, como uma rede de proteção e atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência em todos os seus aspectos (física, psicológica, sexual e institucional).
O Serviço atende temporariamente em uma Sala da Biblioteca Jayme Monteiro, na Vila Formosa, mas em breve terá sede própria no Ceu das Artes.