Quinta-feira, 28 de Março de 2024
28 FEV 2023
Educação contrata mais dois psicólogos para Núcleo Multidisciplinar
Desde o início de fevereiro, os psicólogos Paula Arantes e Yuri Rodolfo fazem a triagem dos alunos que precisam de atendimento
A Secretaria Municipal de Educação efetuou recentemente a contratação de mais dois profissionais em Psicologia para atuarem junto às escolas da rede municipal de ensino. Desde o início de fevereiro, os psicólogos concursados Paula Arantes Rodrigues Lima e Yuri Rodolfo Barbosa Colevati, passaram a fazer parte do quadro de funcionários da secretaria e estão percorrendo as escolas municipais a fim de realizar a triagem dos alunos que precisam de atendimento.
Os dois psicólogos, bem como a assistente social Paola Caroline Carvalho de Castilho, foram contratados para atuarem junto ao Núcleo Multidisciplinar que será inaugurado em breve. Segundo explicou a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, embora a sede do Núcleo Multidisciplinar ainda esteja em reforma, os trabalhos já são realizados pelos profissionais contratados.
“Atualmente eles fazem visitas nas escolas municipais e a triagem dos alunos, conversando e orientando os professores, coordenadores, pais e responsáveis. Assim que a sede do Núcleo estiver pronta – o que deve ocorrer em breve – inicia-se o atendimento das crianças”, comentou a secretária.
O Núcleo Multidisciplinar é composto por profissionais em psicologia, fonoaudiologia, assistente social e coordenador pedagógico.

Atendimento Educacional
Para que o aluno receba o atendimento psicológico do Núcleo Multidisciplinar, há um protocolo a ser seguido. Conforme explica a coordenadora pedagógica do Núcleo, Mariza Dias Teixeira, o professor da sala regular detecta a necessidade do aluno, preenche o protocolo de encaminhamento e envia para o Núcleo Multidisciplinar. “Vale ressaltar que não será feito o atendimento clínico (individual) dos alunos, mas sim o atendimento educacional, por meio de oficinas, com grupos de até três crianças”, esclarece a coordenadora Marisa Dias.
De acordo com a psicóloga Paula Arantes, são encaminhados para atendimento no Núcleo Multidisciplinar, os alunos que apresentam dificuldade de aprendizado e problemas de comportamento, tais como: indisciplina; bullying; problemas relacionados a gênero e sexualidade na escola (desrespeito à diversidade); deficiências; transtornos de aprendizagem; transtornos globais do desenvolvimento; altas habilidades e superdotação; evasão escolar; entre outras vulnerabilidades.
“Esses são alguns exemplos de problemas e transtornos desafiantes para a inclusão educacional. Caso seja constatada a necessidade de um atendimento clínico individualizado, faremos o encaminhamento da criança a outros setores competentes, como a Saúde e Assistência Social”, comentou.
Já o psicólogo Yuri Colevati acrescenta que além do atendimento educacional com as crianças no Núcleo Multidisciplinar, outras ações também serão realizadas por eles. “Faremos visitas nas escolas para observação do comportamento dos alunos em sala de aula; orientações para os professores, gestores, coordenadores e demais profissionais da escola que atuam diretamente com os alunos; formação para esses profissionais; palestras de orientação para os pais e familiares, entre outras ações conforme necessidade da escola e dos alunos”, enumerou o psicólogo.

Lei Federal
Além da criação e implantação do Núcleo Multidisciplinar, a contratação dos novos profissionais pela Secretaria Municipal de Educação atende à Lei Federal nº 13.935/19 que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica.
A Lei prevê que as redes públicas de educação básica devem contar com serviços de psicologia e de serviço social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais. Essas equipes devem desenvolver ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, com a participação da comunidade escolar, atuando na mediação das relações sociais e institucionais.