Quinta-feira, 28 de Março de 2024
04 MAR 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Cidade assina cooperação com Fundação Casa para Programa Pós-Medidas
O acordo de cooperação foi assinado pelo prefeito de Penápolis, Caique Rossi, com a presença de diretores do programa
Nesta semana a Prefeitura de Penápolis efetivou um acordo de cooperação com o Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente – Fundação Casa. O documento visa a implantação e execução do Programa Pós-Medidas.
O programa de Pós-Medidas é uma política pública a ser realizada por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, destinada a adolescentes e jovens egressos de internação, semiliberdade e internação provisória na Fundação Casa.
A iniciativa atua em diversas frentes, para realizar a plena inserção social e retorno à convivência comunitária. Uma das estratégias é oferecer uma ponte com o mercado de trabalho, a fim de evitar a reincidência em atos infracionais, bem como garantir acesso a educação, saúde, esporte, capacitação, entre outras necessidades.
O acordo de cooperação, que tem validade de cinco anos, foi assinado pelo prefeito de Penápolis, Caique Rossi, com a presença do gerente do programa, Paulo Henrique Lucas da Silva; da articuladora Tatiana de Oliveira Santos; e da diretora regional Andréa Thomaz de Almeida.
O atendimento se estende, além dos adolescentes e jovens, a seus familiares. Ao se trabalhar a assistência e o amparo a todos após a internação, as chances dos egressos errarem novamente e voltarem à criminalidade diminui significativamente.
Segundo explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Social de Penápolis, Pedro Sanchez, depois de cumprirem a medida socioeducativa ou passarem pelo programa de atendimento de internação provisória da Fundação Casa, os adolescentes e jovens serão acompanhados pela equipe do município.
“Esse programa contempla atendimento de adolescentes e jovens que tenham passado pela Fundação Casa. Aqueles que não chegaram a passar pela instituição, já são acompanhados pela Política Pública Assistencial do município, especialmente pelo Creas, que é o nosso Centro de Referência Especializada da Assistência Social”, esclareceu Pedro.
Atualmente, segundo o secretário, o município Penápolis possui três adolescentes e jovens passando por internação na fundação e que em breve serão egressos, atendidos pelo programa, sendo a maioria por tráfico de drogas.