Terça-feira, 23 de Abril de 2024
09 MAR 2023
Lei Lucas: Secretaria de Educação promove treinamento sobre primeiros socorros
Participaram do treinamento em Primeiros Socorros todos os profissionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental
Mais de 600 profissionais da Secretaria Municipal de Educação participaram de um curso de capacitação sobre Primeiros Socorros, realizado nos dias 06 e 07 de março, nas dependências do NAC – Núcleo Acadêmico e Cultural da Funepe (antigo Lúmine).
A formação contou com a participação de todos os professores e demais funcionários das escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A capacitação sobre Primeiros Socorros foi ministrada pelos socorristas da Via Rondon, Danilo Sorroche e Joice Lopes Perin.
Segundo explicou a supervisora do Ensino Fundamental, Maria Silvia Marqui Guilherme, a formação de todos os profissionais das escolas atende à Lei Federal nº13.722/2018 e também à Lei Municipal nº2264/2018 – mais conhecida como “Lei Lucas Begalli Zamona”– que tornam obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de Educação Básica.
“Essa lei foi criada depois que uma criança se engasgou na escola com um pedaço de cachorro quente e infelizmente não foi socorrida a tempo porque ninguém sabia fazer as manobras necessárias de desengasgo. Por isso, que anualmente, não só os professores, mas todos os funcionários das escolas municipais passam pelo treinamento em primeiros socorros”, contou.

Capacitação
A capacitação ministrada pelos socorristas da Via Rondon contou com explanações teóricas e também com atividades práticas, envolvendo os profissionais da Educação nas manobras de primeiros socorros.
Foram abordados temas sobre a prevenção de acidentes e atendimento de primeiros socorros, envolvendo bebês e crianças, em especial à “Manobra de Heimlich”, também conhecida como “manobra de desengasgo”.
“Os socorristas Danilo e Joice ensinaram os profissionais sobre a maneira mais correta e segura para lidar com situações de emergências nas escolas, que exigem intervenção rápida. Além da manobra de desengasgo, eles orientaram com relação a cortes, tombos, queimaduras, fraturas, contusões, convulsões, entre outras situações que possam ocorrer com as crianças nas escolas”, acrescentou a supervisora Maria Sílvia.
A capacitação dos profissionais foi realizada em horário diferente do atendimento nas unidades escolares (17h15 às 19h15), para não haver prejuízo das atividades. Os participantes receberão certificado de conclusão de curso.