Sexta-feira, 29 de Março de 2024
18 MAI 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
18 de maio: Seminário discute ações de combate ao abuso de crianças e adolescentes
Seminário apresentou estatísticas do município e ações de enfrentamento ao abuso contra criança e adolescentes
A Sedes – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente promoveu na última terça-feira, 16, o Seminário Científico sobre a temática do dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
Compuseram a mesa redonda para discutir o assunto, a psicóloga do TJ (Tribunal de Justiça), Natália Guimarães; a assistente social e coordenadora do Creas, Luciana Conte e o psicólogo e coordenador do Conselho Tutelar, Sidney Marques. Eles apresentaram dados e estatísticas do município de Penápolis e região sobre as violências e situações de abuso contra crianças e adolescentes.
A atividade foi realizada nas dependências do NAC (Núcleo Acadêmico e Cultural) da Funepe e contou com a participação de professores e educadores das redes municipal e estadual de ensino, estudantes da Funepe, profissionais da saúde e da assistência social.
O prefeito Caique Rossi esteve presente na abertura do evento, quando destacou a importância do Seminário e da Campanha “Faça Bonito – 18 de Maio”, que visa orientar e informar o maior número de pessoas sobre as ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O prefeito citou ainda algumas ações do município que têm colaborado para esse combate, como por exemplo, a implantação do Núcleo de Escuta Especializada e a elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes.

18 de maio
O intuito da Campanha Faça Bonito é promover a conscientização junto à comunidade acerca de quais são as condutas que caracterizam a exploração e o abuso de menores, e o que a sociedade pode e deve fazer para evitá-las. O dia 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e busca manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra crianças e adolescentes.