15 NOV 2017
“Dia do Homem” no Postão visa incentivar cuidados com a saúde masculina

Em alusão ao Novembro Azul, considerado o mês de intensificação das campanhas de prevenção ao câncer de próstata e outras doenças que acometem o público masculino, a equipe do Centro de Saúde – Macro II (Postão) realizará um dia exclusivo à saúde dos homens. O chamado “Dia do Homem” será realizado no próximo dia 22, com uma programação especial. O objetivo é sensibilizar o público-alvo para os cuidados com a saúde.
Segundo explicou o enfermeiro da unidade, Vander Caferro, todos os agendamentos de consultas feitos para este dia 22 são masculinos. Além disso, independente do paciente já ter consulta agendada por qualquer queixa, todos os homens acima de 40 anos que pertençam à região da Macro II terão livre demanda para atendimento de coleta do PSA – Antígeno Prostático Específico (proteína que quando está aumentada no sangue pode indicar problemas de saúde).
“Mesmo que o paciente não tenha feito agendamento, se ele desejar fazer o exame será acolhido e efetuada a coleta do sangue”, afirmou Vander.

Mais Atividades
Entre outras atividades oferecidas no “Dia do Homem” do Postão estão aferição de pressão arterial, exames odontológicos para prevenção do câncer bucal, testes de diabetes, testes de HIV, testes de hepatite e sífilis.
Os presentes ainda poderão assistir a palestras com os estudantes de Medicina que fazem o revalida junto à Santa Casa de Penápolis, fazer aulas de alongamento com fisioterapeutas, participar de rodas de conversa, café da manhã e sorteio de brindes.
A equipe de agentes comunitários da unidade está mobilizada para organização deste dia especial dedicado aos homens, buscando brindes com patrocinadores, fazendo contato com profissionais envolvidos, entre outros preparativos.
Desde já os moradores da região pertencente à Macro II estão convidados a aproveitar a oportunidade de fazer os atendimentos preventivos de saúde.
“Normalmente os homens não cuidam muito da saúde, ao contrário das mulheres. Por isso a equipe teve essa idéia para incrementar o trabalho de conscientização junto a este segmento. Queremos contar com a presença de todos”, concluiu o enfermeiro Vander.