Terça-feira, 23 de Abril de 2024
23 NOV 2017
Chuva de 82 milímetros causa vários prejuízos na cidade
Cidade sofreu com a forte chuva; estragos devem ser reparados com a estiagem

Nesta quarta-feira (22) pela manhã, a Prefeitura de Penápolis teve muito trabalho para socorrer inúmeros estragos provocados em várias regiões da cidade, por conta da forte chuva que caiu na madrugada. Segundo dados fornecidos pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), choveu 82,3 milímetros.
Conforme relatou a Secretaria Municipal de Obras e Serviços, foram registrados danos na malha asfáltica em muitos trechos, sendo alguns maiores na região do Jardim Del Rey, próximo ao posto Peixinho e na avenida Luiz Osório, nas proximidades da antiga Casa da Agricultura. Neste último trecho, segundo o secretário de Obras Dirceu Araújo do Vale, a pavimentação havia sido feita recentemente, e por conta do grande volume e velocidade das águas que escoaram pela rua Augusto Pereira de Moraes, sofreu avarias. Ainda segundo Dirceu, o estrago foi motivado pela ausência das bacias de concreto (“sarjetões”) no entroncamento das vias.
“Infelizmente a pavimentação foi feita recentemente e não deu tempo de finalizar o trabalho de construção das bacias nos cruzamentos, ocasionando o estrago”, explicou.
O secretário informou que a empreiteira contratada para fazer o serviço já foi notificada e vai refazer os locais que tiveram danos.

Maria Chica
Houve ainda registro de invasão das águas em residências próximas à região do Terminal Rodoviário, e alguns outros trechos que margeiam o córrego Maria Chica.
Na canalização do Maria Chica, foram registrados danos nos taludes do canal, especialmente na altura do cruzamento com a rua Ramalho Franco, onde ocorreu a soltura de um placa de concreto agravada por erosão.
As águas da forte chuva também provocaram grande erosão na entrada do bairro São Francisco, onde derrubaram cerca de 100 metros de guias, além de prejuízos no asfalto.
Já na região onde está sendo construído o Residencial Marco Guerreiro houve transbordamento de leras de terra colocadas para inibir que águas de chuva fossem para a rodovia Kemil Rahal. Uma faixa de cerca de 1 quilômetro da estrada ficou tomada pela terra, que não suportou a força da enxurrada. A esse respeito, o secretário de Obras informou que a empresa que constrói o loteamento, a Lomy Engenharia, já foi notificada para fazer a limpeza da pista.
O muro de uma residência da avenida Adolpho Hecht teve uma parte danificada pela chuva. Segundo Dirceu do Valle a prefeitura está fazendo valetas e leras lindeiras à linha férrea para inibir o curso da água da chuva, mas revelou que o problema na região é causado pelo nível das construções; os terrenos e casas estão abaixo do nível da rua em no mínimo 1,5 metros. “A casa foi construída num terreno mais baixo que o nível da rua, e isso é um grande problema, pois a tendência da água é escoar para baixo. Estamos fazendo o possível para desviar o curso da enxurrada”, afirmou.

Limpeza
Frentes de trabalho da Secretaria de Obras atuaram ontem durante todo o dia na limpeza de bueiros e galerias entupidos por galhos, folhas e outros resíduos, e na retirada de árvores e galhos que caíram sobre a via pública em diversos lugares.
Com relação à zona rural, os maiores danos foram em alguns mata-burros do bairro Cagliari e na ponte de madeira do bairro Córrego Grande, na região do Malheiros, onde houve queda da cabeceira. A ponte teve de ser interditada.
O secretário esclareceu que ainda não é possível saber qual o valor do prejuízo, já que o levantamento de danos ainda está sendo feito. Ele ainda reforçou que os reparos de obras não poderão ser efetuados enquanto não houver estiagem. “Vamos fazendo aos poucos, socorrendo os pontos mais urgentes à medida que as condições climáticas forem permitindo”, assegurou.