Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
24 NOV 2017
Prefeito decreta estado de emergência por danos causados pela chuva
Chuvas torrenciais causaram graves danos ao patrimônio público, derrubando árvores, abrindo buracos nas vias públicas e interditando pontes

O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, decretou estado de emergência na cidade em virtude dos inúmeros estragos causados pela intensa chuva que caiu na cidade na madrugada deste dia 22. O decreto nº 5.665 foi publicado hoje, e vigora pelo prazo de 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período.
Houve registros de muitos danos tanto no perímetro urbano como na zona rural. Um relatório mais amplo do prejuízo pôde ser conhecido ontem, após vistoria detalhada no município, dando conta de mais estragos do que se calculava. Equipes da prefeitura atuaram desde as primeiras horas de quarta-feira para socorrer as situações mais urgentes e concluir o diagnóstico da situação.
De acordo com dados colhidos junto ao Daep, que realiza o monitoramento do índice de chuvas na cidade, somente na madrugada do dia 22 choveu 82,3 milímetros.
“Estamos acionando o governo do Estado, através da Defesa Civil, para conseguirmos ajuda de recursos financeiros para os consertos na cidade e zona rural. Estamos nos empenhando ao máximo”, afirmou Célio.
O decreto cita que as chuvas torrenciais causaram graves danos ao patrimônio público, derrubando árvores, abrindo buracos nas vias públicas e danos a particulares que buscaram socorro na Prefeitura. Ainda de acordo com o decreto, os danos causarão muitas despesas ao Município, como por exemplo a compra de materiais e custos de mão de obra, e que a Prefeitura não tem atualmente a capacidade econômica de fazer frente sozinha a esta situação caótica com a devida eficácia. Há déficits de máquinas e equipamentos adequados para a realização das obras e serviços.
O documento ainda enfatiza os inevitáveis prejuízos aos produtores de leite e hortifrutigranjeiros, já que muitos estão tendo dificultado ou impedido o escoamento de suas produções em razão de pontes interditadas e estradas em péssimo estado.
Os estragos foram averiguados e apontados pela Comissão Municipal de Defesa Civil, e em virtude dos enormes gastos para a recuperação dos mesmos, o Município necessitará impreterivelmente de recursos externos, provenientes do Governo Federal, Estadual, ou mesmo de particulares.
A Comissão Municipal de Defesa Civil acompanhará o estado de emergência, conforme legislação em vigor.