Sexta-feira, 29 de Março de 2024
24 NOV 2017
Projeto estadual beneficia produção rural de Penápolis
A Agroplis recebeu equipamentos para o beneficiamento de legumes, como tomate, batata doce e cebola

Agroplis recebeu equipamentos e veículo; R$ 500 mil também serão investidos nas estradas rurais

Em visita a Penápolis na última quarta-feira (22), o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, entregou diversos equipamentos a Agroplis – Associação dos Produtores Rurais de Penápolis, conquistados através do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado.
A entrega oficial ocorreu na sede da associação, localizada no bairro rural do Córrego Grande. O secretário estadual Arnaldo Jardim foi recepcionado pelo prefeito Célio de Oliveira, vereadores, secretários municipais e produtores rurais que compõem a associação.
Ao todo, a Agroplis recebeu um investimento de mais de R$591 mil, entre veículo e equipamentos.  Em julho, o secretário estadual já havia entregado um caminhão com baú de alumínio, no valor de R$ 144 mil, utilizado para entrega da produção de legumes, verduras e frutas.
O objetivo do Programa é melhorar o contexto da produção agropecuária, para inserção e diferenciação no mercado, e como consequência, melhorar a renda dos pequenos produtores e o desenvolvimento da agricultura paulista. Segundo o presidente da Agroplis, Rogério Aguiar dos Reis, foram entregues três conjuntos de beneficiamento para cebola, tomate e batata doce.
“A Agroplis também recebeu duas mil caixas plásticas para armazenamento e transporte, uma câmara fria com capacidade para cerca de 300 caixas, um notebook e uma impressora multifuncional e uma para impressão de código de barras, duas balanças de 30 e 300 quilos com etiquetadoras e uma embaladora a vácuo para mandioca”, contou o presidente.
Durante a entrega, o prefeito Célio de Oliveira parabenizou o secretário estadual pelas ações de sua pasta.
“O país passa por uma grave crise financeira e de geração de empregos e quem sustentou o Brasil até agora foi o agronegócio. Por isso, parabenizamos o governo estadual por essa colaboração com a Agroplis para incentivar ainda mais a produção rural”, enfatizou o prefeito.

Estradas rurais
Além dos benefícios para os produtores rurais, o convênio ainda prevê o repasse de R$500 mil para conservação das estradas rurais de Penápolis, para oferecer condições para o escoamento da produção agrícola local. O secretário Arnaldo Jardim afirmou que os recursos serão liberados no início de 2018.
 “Os recursos devem ser aplicados nos pontos mais críticos das estradas rurais, locais já apontados pelos produtores da Agroplis. Este é um recurso proveniente de um programa do Banco Mundial e, por isso, os serviços não poderão ser realizados diretamente pela Prefeitura. Será necessário licitar a melhoria para contratar uma empresa que execute os serviços”, finalizou Jardim.

Secom - PMP