Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
07 FEV 2018
Educação realiza treinamento contra incêndio e primeiros socorros
Objetivo é que unidades contem com pessoas previamente treinadas para atendimento correto em situações de emergência

No último dia 02, profissionais da Secretaria Municipal de Educação que fazem parte da Brigada de Incêndio, participaram de um treinamento específico nas dependências da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Profª Harume Kubota da Silva”, localizada no bairro Jardim do Lago.
A capacitação, que durou cerca de quatro horas, envolveu servidores da escola Harume Kubota e também de outras unidades, como é o caso da Emef Casa da Amizade e do Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Vila Planalto.
Além de orientar sobre cuidados relacionados à ocorrência de incêndios (como manejo de extintores, mangueiras e hidrantes, etc), os funcionários também receberam treinamento sobre primeiros socorros: forma correta de realizar uma massagem cardíaca, respiração boca a boca, entre outros procedimentos.
Todas estas ações foram ensinadas em detalhes aos servidores, fazendo uso inclusive de um manequim; o mesmo permite treinamentos realísticos de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar), uma técnica de socorrismo útil em muitas situações de emergência, incluindo durante ataques cardíacos ou quase afogamentos, em que a respiração ou o batimento cardíaco de um indivíduo parou.
O objetivo é que as unidades contem com pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas para realizar atendimento correto em situações de emergência que possam ocorrer no dia a dia.
O treinamento foi ministrado por uma empresa especializada, contratada pela Secretaria Municipal de Educação. Em breve outros servidores de demais unidades também passarão pela mesma capacitação.