Quinta-feira, 28 de Março de 2024
20 FEV 2018
Arqueóloga ministra palestra para alunos da Emefi Harume Kubota
A arqueóloga Gabriela Ferreira de Soares, durante palestra às crianças da Emefi Harume Kubota

Na última semana os alunos da Emefi (Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral) Profª Harume Kubota da Silva, localizada no bairro Jardim do Lago, tiveram uma experiência diferente. A arqueóloga Gabriela Ferreira de Soares ministrou palestra às crianças na quinta-feira, dia 15, oportunidade em que todos puderam conhecer um pouco a respeito da profissão e sua importância para a humanidade.
Gabriela, que tem uma empresa de consultoria na cidade de Catanduva/SP (Arqeo Consultoria Arqueológica), foi contratada por uma empreendedora imobiliária para desenvolver um levantamento de campo em Penápolis, verificando a existência de vestígios arqueológicos.
“Como temos a autorização do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – para realizarmos este trabalho, estivemos na cidade de Penápolis em uma pesquisa de campo e, ao mesmo tempo, aproveitamos para voluntariamente ministrar uma palestra aos estudantes”, contou ela.
Segundo relatou a diretora da Emefi Harume Kubota, a professora Maria Helena Abramides Moussa, a presença da arqueóloga na escola foi muito especial, pois as apostilas do Sistema Sesi (método adotado pela Secretaria Municipal de Educação) abordam os assunto.
“Como as crianças já estão aprendendo sobre Arqueologia nas apostilas, nada melhor do que conhecer uma pessoa que atua profissionalmente na área e que tem a nos mostrar um pouco mais sobre o assunto”, comentou a diretora.
“As crianças adoraram. Interagiram o tempo todo e fizeram muitas perguntas à palestrante. Foi uma experiência excelente para elas”, concluiu a professora.