Sexta-feira, 29 de Março de 2024
13 ABR 2018
Prefeitura executa reparos na Nascente do Ribeirão Lajeado
A nova tubulação foi instalada permitindo o escoamento das águas do Ribeirão e garantindo a estabilidade da passagem

A Prefeitura de Penápolis finalizou os reparos em duas linhas de tubos localizadas na Nascente do Ribeirão Lajeado, na divisa entre Penápolis e Alto Alegre. O trabalho foi executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços, com apoio do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado.
O secretário de Obras, o engenheiro Dirceu Araújo do Valle, explicou que houve o deslocamento das linhas de tubo, devido a fortes chuvas no local. “Houve uma erosão sob a tubulação antiga, o que provocou a sua movimentação. Por isso, fizemos a escavação e o escoramento da nova tubulação com pedra marroada, própria para drenagem”, afirmou.
Ainda segundo o engenheiro, os tubos danificados foram substituídos e a linha de tubulação foi ampliada. “Também fizemos abas na captação e na ponta de desova das águas das minas. A passagem foi toda aterrada e compactada e aproveitamos para instalar um guardrail na passagem de veículos”, complementou o secretário.
O local está liberado para o trânsito de veículos. Segundo o coordenador do CIRL, José Raphael Caputo, o trabalho executado traz mais segurança à passagem das águas do Ribeirão e ao tráfego de veículos.
“Em breve, executaremos um projeto para melhorar a estrutura para a visitação, com a instalação de bancos e mesas para o desenvolvimento das atividades de educação ambiental realizadas na nascente do Ribeirão Lajeado”, concluiu o coordenador.