Quinta-feira, 28 de Março de 2024
17 ABR 2018
Inscrições abertas para oficina “Rasaboxes: o ator como atleta das emoções”

Será realizada nos próximos dias 20, 21 e 22, nas dependências do Ceu das Artes de Penápolis, a oficina “Rasaboxes: o ator como atleta das emoções”. A iniciativa é voltada para estudantes e profissionais de arte cênica da cidade e região. Para participar os interessados devem encaminhar uma carta de interesse até a próxima quinta-feira, dia 19 para o e-mail: [email protected] .
Ao todos são oferecidas 25 vagas, gratuitamente. As atividades da oficina serão desenvolvidas na sexta-feira (20) das 19h às 23h; no sábado e domingo (21 e 22) das 09h às 13h e das 14h às 18h. O endereço do Ceu das Artes é rua Manoel Foz 515, Vila Aparecida.
Quem vai ministrar a oficina é a atriz Juliana Calligaris. Formada em Artes Cênicas pela Unicamp, Juliana concluiu o curso de pós-graduação em nível de especialização em Simbologia Teatral pela Escola de Comunicação e Artes da USP, graduação em Filosofia pela Unicamp. A atriz também é mestranda em Linguística, com abrangência em Teatro e Semiótica pela Unicamp.
A realização da oficina faz parte do projeto de atividades formativas de aprimoramento artístico, idealizado pela Cia Alternativa de Teatro de Penápolis, um coletivo de arte-educadores surgido em 2016 com o intuito de criar espetáculos autorais.
O projeto é realizado por meio do Proac (Programa de Ações Culturais), desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, também apóia a realização, fornecendo alimentação e hospedagem a oficineiros, além de equipamentos de som e luz e cessão de espaço para as atividades da oficina.

A Oficina
Rasaboxes é um treinamento psicofísico criado por Richard Schechner – diretor teatral, acadêmico da Universidade de Nova Iorque e diretor artístico da ECA (East Coast Artists) – e desenvolvido pelas diretoras educativas da ECA, Paula Murray Cole e Michele Minnick.
Inspirado na afirmação de Antonin Artaud de que o ‘ator deve ser um atleta das emoções’; baseado na teoria da Rasa, apresentada nas escrituras sagradas da arte clássica indiana (Natyasastra); e fundamentado em teorias e práticas contemporâneas da psicologia e da neurociência, o método RasaBoxes treina atores/performers a gerar estados emocionais específicos internamente e no público presente, a desenvolver a construção do personagem e a partitura cênico‐corporal.
Rasa, que em sânscrito significa “suco” ou “essência”, é uma metáfora central para o modelo da performance clássica indiana e a chave principal para o método Rasaboxes.