Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
18 ABR 2018
Cidade terá workshop sobre ações educativas em espaços de cultura

Será realizado em Penápolis no próximo dia 25 o Workshop “Ações Educativas em Espaços de Cultura e Memória”. A iniciativa é destinada a funcionários de museus e espaços de memória, arte educadores, estudantes de Artes Visuais, Design, Arquitetura, Pedagogia entre outros interessados em geral. A participação é gratuita.
O evento acontecerá nas dependências do Centro Cultural 1ª Casa de Penápolis – Museu de São Francisco, situado na Rua dos Capuchinhos 33, Jardim Primavera. As atividades serão desenvolvidas no horário das 08h às 11h e das 13h às 17h.
Para participar os interessados devem ter idade a partir de 18 anos completos e realizar suas inscrições na 1ª Casa, em horário comercial, gratuitamente. Ao todo são oferecidas 20 vagas.
A coordenação do workshop será da arquiteta e urbanista Alessandra Baltazar. Alessandra possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Unesp/Bauru e especialização em Patrimônio Teoria e Projeto, pela PUC/Campinas. Atualmente ela é pesquisadora cultural da Prefeitura da Estância Turística de Batatais-SP, sendo responsável pelo Museu Histórico e Pedagógico Dr. Washington Luis. Além disso também é responsável pelo Centro de Documentação da II Guerra "Capitã Altamira Pereira Valadares", no qual desenvolve pesquisas, exposições e ações educativas desde o ano de 2001.
Alessandra Baltazar é professora titular da Universidade de Franca. Ministra aulas nas disciplinas de Técnicas Retrospectivas, Educação Patrimonial, História da Arquitetura, Museologia e Seminários de Arquitetura, desde 2004. Também já exerceu o cargo de Diretora Municipal de Cultura em Batatais.

Abordagem
A atividade irá abordar diferentes formas de ações educativas que podem ser desenvolvidas em museus e outros espaços de cultura e memória, de modo que os participantes sejam estimulados a praticá-las.
Segundo explicou o secretário municipal de Cultura de Penápolis, Luiz Colevatti, o setor educativo em instituições culturais realiza um papel primordial de aproximação e apresentação ao público do acervo que é mantido, conservado e exposto nestas instituições.
“Tornar um espaço cultural convidativo ao conhecimento, com atividades criativas e específicas para cada tipo de visitante, seja ele turista, estudante, idoso, ou qualquer outro perfil, é um desafio que pode ser alcançado com poucos materiais e muita criatividade”, comentou.
Para quem desejar outras informações acerca do workshop, o telefone de contato é o (18) 3652-8040.