Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
21 ABR 2018
Ponte do Gabriane passa por trabalho de reconstrução
Um grande trabalho de engenharia foi desempenhado pela Prefeitura de Penápolis para recuperar totalmente a ponte

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços de Penápolis concluiu os trabalhos de reconstrução da ponte de concreto do Gabriane, localizada na divisa de Penápolis com a cidade de Alto Alegre, nas proximidades do bairro rural do Paraguai. No local houve um grande trabalho de engenharia, com recuperação total daquela passagem.
Conforme explicou o secretário de Obras de Penápolis, o engenheiro Dirceu Araújo do Valle, as vigas de sustentação feitas antigamente no local eram de tijolos, e foram se desgastando ao longo do tempo. “Foi preciso refazer essas vigas utilizando o concreto”, contou ele. “As vigas servem para dar sustentação horizontal à construção”.
“Durante o trabalho também foram construídas as paredes de arrimo em concreto e aço, com o objetivo de estabilizar as encostas”, explicou.
Toda a fundação foi refeita e o aterramento foi executada com a utilização de pedras marruadas e terra. Ainda de acordo com o secretário Dirceu, foram implantadas vigas de aço, assim como o tabuleiro pré moldado. O tabuleiro é o pavimento da ponte, a estrutura que suporta as cargas de circulação.
Para execução dos trabalhos de reconstrução da ponte do Gabriane foi firmada uma parceria com a prefeitura do município de Alto Alegre, já que a mesma fica localizada exatamente na divisa entre as cidades. A Prefeitura de Penápolis entrou com toda a equipe de servidores e maquinários para execução da mão de obra, enquanto que a Prefeitura de Alto Alegre destinou os materiais necessários. Segundo o secretário Dirceu do Valle, o custo arcado por Penápolis na obra foi de aproximadamente R$ 25 mil.

Estrada do Coroadinho
Outro trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Obras nas imediações da Ponte do Gabriane foi a melhoria da estrada rural do Coroadinho. Um trecho de aproximadamente 600 metros, que antecede a ponte de divisa com Alto Alegre, passou por manutenção recentemente.
Dirceu do Valle revelou que no referido trecho foi efetuada a quebra de barrancos com auxílio de uma máquina de esteira.
Com este trabalho foi possível traçar um novo perfil para o greide da estrada.
Os barrancos à beira da estrada impedem a devida drenagem superficial das águas de chuva, ocasionando erosões e demandando grande esforço e investimentos para a manutenção.