Sexta-feira, 29 de Março de 2024
13 MAI 2018
Daep convida para comemorações dos seus 40 anos
Melhorias implantadas no bombeamento da estação de captação tiveram apoio da CPFL

No próximo dia 18 de maio, sexta-feira, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) completará 40 anos de atividades. Para comemorar a importante marca de atuação no município, a direção do departamento programou diversas inaugurações no decorrer da semana. Ao longo da sua história o Daep foi fundamental para garantir qualidade de vida à população, prestando serviço de qualidade na área do saneamento básico e meio ambiente.
De acordo com o presidente do departamento, Edson Bilche Giroto (“Batata”), o Daep presta serviços relacionados à água, esgoto e resíduos sólidos, atendendo 100% da área urbana de Penápolis, sendo inclusive destaque e referência nacional, com certificação ISO 9001 e várias premiações na área do saneamento.
“Esse reconhecimento é resultado do trabalho que a instituição realiza com muito empenho desde a sua criação”, destacou Batata.
Além disso, o Daep desenvolve um trabalho de educação ambiental para incentivar a preservação do meio ambiente através da sustentabilidade. Possui parceria com a Cooperativa dos Recicladores de Penápolis para a coleta seletiva, e com o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, que zela pelo manancial que abastece a cidade.
“Sem dúvida nenhuma o Daep é motivo de orgulho para todos nós. Nossos parabéns a toda equipe que se dedica a cada dia, sem nos esquecer daqueles que já passaram pelo departamento ao longo de décadas. Sem a parcela de contribuição de cada um esse serviço de excelência não seria possível”, frisou o presidente.

Inaugurações
Nesta segunda-feira (14) está prevista para as 15h a solenidade de inauguração das melhorias implantadas no sistema de bombeamento da estação de captação de água no Ribeirão Lajeado. O Daep recebeu três conjuntos de motobomba para a instalação na captação por meio do Programa Eficiência Energética da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). O valor investido pelo programa é de R$ 499.065,76.
O recurso foi empregado na troca de três conjuntos de motobombas, dois deles com potência de 200 cavalos, além da instalação de novos painéis elétricos e inversores de frequência na estação de captação de água.
As novas motobombas trazem mais eficiência à captação, com redução na conta de energia elétrica e assim, redução dos custos operacionais.
Já na terça-feira (15), às 16h, será inaugurada a reforma do Recalque de Esgoto do Residencial Flávia. Para evitar extravasamentos de efluentes, o Daep investiu em melhorias com a construção de uma nova casa de bombas. A mesma serve para abrigar o conjunto de motobombas que faz o bombeamento dos efluentes domésticos da região para o devido tratamento. Também foi construído um novo poço de sucção na Estação Elevatória do Recalque do Residencial Flávia, pois a antiga construção estava bastante deteriorada pelo contato com os efluentes domésticos. O valor investido nas obras foi de R$ 30.500,00.

Reservatório Odemar Rosa
O Daep também convida a população para a solenidade de inauguração do “Complexo de Reservação Odemar Rosa Pereira”. O evento acontece no dia 16 (quarta-feira), às 16h. Com capacidade de 1.600 m³, o reservatório está localizado no bairro Jardim do Lago, e receberá o nome do saudoso ex-presidente do Daep, Odemar Rosa. O homenageado atuou por mais de 10 anos na autarquia, período em contribuiu muito para avanço do saneamento no município, atingindo o limite máximo de 100% de água tratada e distribuída e 100% de esgoto coletado e tratado.
Foram investidos R$ 1.768.014,63 na construção desta obra. A mesma beneficiará mais de 20 mil habitantes, em uma das áreas de maior crescimento da cidade.
Com esta obra, a capacidade de reservação do município passa de 16.250 m³ para 17.850 m³.
No dia seguinte, 17 (quinta-feira), acontecerá a implantação do sistema de trituração de plástico na Cooperativa dos Recicladores de Penápolis – Corpe. O sistema tem capacidade de produção de até 600 kg/hora para material rígido, utilizando apenas uma secadora, e de até 250kg/hora para material filme flexível, utilizando duas secadoras. Isso facilitará o armazenamento e agregará valor à venda final da matéria prima, dispensando o atravessador. A partir desta ação torna-se viável a negociação do produto direto com o comprador final.
Neste caso o investimento foi de R$ 140.749,00, proporcionado por recursos da Fundação Banco do Brasil, além de uma contrapartida do Daep, no valor de R$ 103.212,75.
Além do investimento do triturador a Fundação Banco do Brasil também doou uma esteira e uma motocicleta à Corpe, no valor total de R$ 28.280,26.

Auditório José Sacomani
Na sexta-feira, 18 de maio, às 15h, acontecerá a inauguração do “Auditório Jose Antonio Sacomani”. O mesmo fica instalado nas dependências do Daep e trará mais conforto e comodidade durante os próximos eventos da autarquia.
Constantemente o Daep realiza palestras, reuniões, eventos e capacitações com os servidores, e até então estas ações eram realizadas na garagem da sede. Além disso, o Daep recepciona alunos e demais interessados em conhecer o sistema de saneamento diariamente, sendo que antes isso era feito no pátio interno.
“A partir de agora tudo será feito no Auditório José Antonio Sacomani, saudoso ex-servidor do Daep que trabalhou por mais de 25 anos prestando serviços relevantes a comunidade”, lembrou o presidente Batata.