Quinta-feira, 28 de Março de 2024
17 MAI 2018
Cultura realiza inscrições para Oficina de Palhaçaria
Oficina será coordenada pelo ator Felipe Braccialli, Mestre em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia

No próximo mês de junho será realizada em Penápolis mais uma oficina gratuita de formação cultural, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Governo de São Paulo e Organização Social de Cultura Poiesis. Trata-se da Oficina “Uma Viagem com Nariz Vermelho”, que abrange o universo do circo, em especial a figura do palhaço. As inscrições já estão abertas na Casa da Cultura “Professor José Fulaneti de Nadai”.
As atividades acontecem nos dias 23 (sábado) e 24 (domingo) de junho, das 09h às 18h, na própria Casa de Cultura. Ao todo são oferecidas 20 vagas para pessoas maiores de 16 anos.
A oficina será coordenada pelo ator Felipe Braccialli, que é graduado no curso de Bacharelado em Teatro (Interpretação Teatral) e Mestre em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Durante sua formação, Felipe Braccialli fez diversos cursos de iniciação e aperfeiçoamento na arte do palhaço. Trabalha como palhaço de rua desde o ano de 2009, já tendo inclusive feito parte grupo Pediatras do Riso. Atualmente o ator é membro do Grupo Galhofas, onde desenvolve a pesquisa contínua em palhaçaria.
De acordo com a proposta da oficina, o palhaço é uma figura mundial e seu lugar não é mais exclusivo do circo, já que atualmente encontram-se palhaços trabalhando em diversas áreas, como teatro, hospitais, empresas, comércio, entre outros. Sendo assim, passar por um curso de formação de palhaço é possibilitar que os envolvidos se entendam melhor como seres humanos e também que possam experimentar essa linguagem em seus mais diversos lugares.
Aderindo à oficina de formação os participantes podem apenas vivenciar um simples passatempo ou lazer, como podem dar início a um trabalho mais aprofundado no universo da palhaçaria, ou mesmo se aperfeiçoar, no caso de atores já em atividade.
A Casa de Cultura “Professor José Fulaneti de Nadai” fica localizada à rua Manoel Foz 225, Vila Aparecida (ao lado do Teatro Municipal). Para outras informações, o telefone da Casa de Cultura é o 3652-5570.