Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
18 MAI 2018
Novo triturador de plástico da Corpe melhora comercialização do produto
Com o novo sistema a Corpe tem agora como agregar mais valor à venda

Dentro da programação comemorativa aos 40 anos do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), foi realizada ontem, 17, a entrega oficial do novo sistema de trituração de plástico da Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis). O sistema traz avanços para a cooperativa, uma vez que permite aos recicladores a dispensa do atravessador na hora de comercializar o produto final.
Com o novo triturador, a Corpe tem agora como agregar mais valor à venda, aproveitando a presença cada vez maior de artefatos produzidos em plástico e o crescente mercado de reciclagem do material.
Inicialmente, os elementos plásticos são separados e catalogados de acordo com as suas características. Depois é feito o processamento com o triturador. O equipamento tem a capacidade de transformar grandes volumes do material em uma massa de granulados. Com o plástico já moído, é efetuada a venda para os processos produtivos. Isso não era feito antes.
Além do ganho econômico, também há um grande ganho para o meio ambiente, já que o material gerado pela reciclagem pode substituir a matéria-prima virgem, reduzindo a necessidade de explorar novos recursos naturais.
O triturador tem capacidade de produção de até 600 kg/hora para material rígido, utilizando apenas uma secadora, e de até 250kg/hora para material filme flexível, utilizando duas secadoras.
O investimento foi de R$ 140.749,00, proporcionado por recursos da Fundação Banco do Brasil, além de uma contrapartida do Daep, no valor de R$ 103.212,75. Além do investimento do triturador a Fundação Banco do Brasil também doou uma esteira e uma motocicleta à Corpe, no valor total de R$ 28.280,26.