Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
13 JUN 2018
Alerta: Crianças devem se vacinar contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a baixa procura da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. O público alvo com a menor cobertura são as crianças de 6 meses a 5 anos, com apenas 27,34%. Até o momento, a cobertura vacinal foi de 61,82% do público alvo. A meta é vacinar 90%.
Devem se vacinar os idosos a partir de 60 anos, profissionais que atuam na área da saúde, crianças entre 6 meses e 5 anos, grávidas,  puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com doenças crônicas e profissionais da educação. A partir da próxima segunda-feira, dia 18, a campanha será ampliada para crianças de 5 a 9 anos e para adultos de 50 a 59 anos.
A vacinação é gratuita e está disponível na Macro I – Mutirão, na Macro II – Postão e na Macro III – Santa Terezinha, das 07h às 17h. É necessário levar a carteirinha de vacinação.
O enfermeiro do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira de Almeida, explica que a baixa procura traz uma alerta para a população. “A vacina protege contra três vírus da gripe Influenza A - H1N1, Influenza A - H3N2 e Influenza B. Estes são os vírus circulantes no país e os que trazem mais complicações aos pacientes”, destacou.
Segundo dados do Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica, até ontem (12), foi vacinado 61,82% do público alvo da campanha, ou seja, 8.987 doses aplicadas, em um total de 14.215 pessoas. A menor cobertura foi registrada entre as crianças, com a vacinação de 27,34% de um total de 3.248 crianças.
Entre as gestantes, 40,37% já se vacinaram e as puérperas (até 45 dias após o parto), 66,67%. Entre os idosos, foram aplicadas 6.246 doses, totalizando 70,07%. Entre os profissionais que atuam na área da saúde, 82,99% já se imunizaram. Cerca de 386 profissionais da educação foram vacinados.
Ainda segundo o enfermeiro, o ponto positivo da campanha foi a alta procura dos idosos e dos profissionais da educação. “Entre os idosos, esta foi a maior cobertura registrada em comparação às últimas campanhas. O nosso objetivo é atingir a meta de 90% de idosos vacinados”, afirma
“Os profissionais que atuam nas escolas também se mobilizaram na vacinação, comprovando o comprometimento e a responsabilidade em evitar a proliferação do vírus. Esperamos que este comprometimento se estenda a todo o público alvo”, enfatiza o enfermeiro do Serviço de Vigilância Epidemiológica.