08/07/2018
Triturador dará destinação correta a resíduos vegetais dos ecopontos

Material triturado será destinado à compostagem orgânica

Em viagem a São Paulo, nesta quinta-feira (05), o prefeito Célio de Oliveira assinou convênio que contempla Penápolis com um triturador de galhos nos valor de R$ 80 mil. O convênio foi liberado através do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Na ocasião, o prefeito foi recebido pelo secretário adjunto do Meio Ambiente, Eduardo Trani. O equipamento será destinado à trituração dos resíduos vegetais depositados nos seis ecopontos espalhados pela cidade.
Segundo dados do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), cerca de 80% dos resíduos volumosos transportados por caminhões são resultantes de podas de árvores e jardim. O presidente da autarquia, Edson Bilche Girotto, destacou que o triturador irá otimizar a gestão deste tipo de resíduo.
“Todo o material vegetal que chega aos ecopontos será triturado e destinado ao pátio de compostagem orgânica na Central de Tratamento de Resíduos. Após o processo, o adubo será distribuído paras as hortas comunitárias e para a população”, explicou o presidente do Daep.
O prefeito Célio de Oliveira afirmou que este convênio atende o Programa Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Penápolis. “A idéia é diminuir a quantidade de resíduos enviada ao aterro sanitário, reaproveitando de forma mais ecológica e integrada ao meio ambiente”, enfatizou.

Funcionamento
Todos os ecopontos terão uma área reservada para o recebimento de galhos, podas e resíduos de limpeza de jardim. O triturador será acoplado a um caminhão basculante e percorrerá todas as unidades para efetuar a trituração.
O equipamento poderá permanecer até uma semana em cada ecoponto e a operação será realizada pelo servidor que já atua na unidade. A operação de trituração de galhos é simples e pode ser realizada paralela a outras atividades do setor. Todo o material triturado será destinado a compostagem, um processo natural que transforma a matéria orgânica em adubo natural.

Secom - PMP

Instar Internet© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.