08 AGO 2018
Agricultura Natural: Com programação especial, Daep comemora data com visita a hortas comunitárias
Nas hortas, os alunos puderam conhecer o cultivo de hortaliças realizado de forma natural, pelos próprios moradores

Para comemorar o Dia da Agricultura Natural, data que compõe o calendário de eventos do município, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) organizou uma visitação a hortas comunitárias dos bairros Del Rey e Tropical no último dia 01.
A iniciativa foi realizada pelo CEA (Centro de Educação Ambiental), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente. A visitação contou a participação das famílias beneficiárias do Projeto Horta Comunitária e alunos das escolas municipais Prof. Armelindo Artioli e Profª. Montaha Gibara Ayub.
Segundo o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, a ação teve como objetivo principal proporcionar aos alunos o contato direto com a arte de cultivar alimentos saudáveis para o próprio consumo.
“Com o contato, esperamos que as crianças desenvolvam o hábito por uma alimentação mais variada, equilibrada, promovendo a saúde, além de sensibilizar para o cuidado com o solo e preservação do meio ambiente”, destacou.
O coordenador das Hortas Comunitárias, José Caetano Rebesco, contou que a alimentação saudável também é um dos objetivos do projeto. “As hortas cultivam hortaliças diversas e utilizam técnicas adequadas de conservação do solo como o adubo natural, o composto orgânico, sem agredir o meio ambiente, contribuindo para o consumo de alimentos saudáveis”, explicou.
De acordo com a pedagoga do CEA, Fernanda Campachi, foi uma experiência muito satisfatória para os alunos. “Eles puderam conhecer verduras e legumes que ainda não conheciam e principalmente dialogar com as famílias que cultivam as hortaliças, ouvir depoimentos sobre os benefícios da atividade, que além de reforçar o convívio social, estimula a alimentação saudável, aumenta a autoestima e os conhecimentos, fortalecendo vínculos sociais e de amizade entre os participantes”, finalizou.