Sexta-feira, 29 de Março de 2024
09 AGO 2018
Publicado Decreto Estadual de implantação do AME Penápolis

Nesta quarta-feira, 08 de agosto, o Governo do Estado de São Paulo publicou no seu Diário Oficial, o Decreto Nº 63.645, que cria o Ambulatório Médico de Especialidades de Penápolis – AME Penápolis, na Coordenadoria de Serviços de Saúde da Secretaria Estadual da Saúde. Com este ato, está oficialmente criada a unidade, pondo fim a qualquer teoria de que o AME não estivesse de fato assegurado ao município caso haja mudança no comando do Estado.
Conforme o Artigo 3º do referido Decreto Estadual, a Secretaria de Saúde de São Paulo, por meio de suas unidades responsáveis, promoverá a partir de agora a adoção e a implementação das providências necessárias à instalação dos serviços a serem prestados pelo AME. Inclusive nesta mesma quarta-feira o secretário municipal de saúde de penápolis, Wilson Carlos Braz, já esteve em reunião com técnicos da DRS II - Araçatuba (Departamento Regional de Saúde) para tratar do assunto.
Segundo revelou o Wilson Braz, já está agendada para a próxima semana a visita de novos técnicos a Penápolis para escolha definitiva do local do AME, ou seja, a escolha pela construção de um prédio próprio no terreno já doado pela Prefeitura de Penápolis ao Governo do Estado, ou a instalação em um prédio já construído na cidade, conforme opções apresentadas pela Prefeitura no ano passado.
“Semana que vem isto já será decidido pelo Governo, e poderemos ver as próximas etapas sendo colocadas em andamento”, assegurou Braz.
“Caso os técnicos optem pela construção, o próprio Governo de São Paulo partirá para uma licitação visando contratar a empresa para executar a obra. E no caso dos técnicos encontrarem viabilidade no uso de um prédio já pronto, oferecido pela nossa cidade, o processo seria um pouco mais rápido”, disse.
“Nesta segunda situação, a licitação a ser aberta pela Secretaria de Estado da Saúde seria já para a compra dos equipamentos. Obviamente que teriam de ser feitos antes os projetos de adaptação das instalações existentes, pois os AMEs têm uma planta específica, com delimitação de espaços necessários para cada tipo de atendimento, seja ambulatorial ou cirúrgico”, complementou o secretário de Saúde de Penápolis.
O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, e o vice-prefeito Carlos Alberto Feltrin, que está no comando da Prefeitura durante período temporário de afastamento do titular para férias, comemoraram o ato, considerado por eles como mais uma importante vitória. Para ambos, as expectativas são as melhores possíveis, já que os trâmites para instalação do AME caminham com agilidade, trazendo benefícios para a população de Penápolis e mais 40 cidades da região.
O AME penápolis terá por finalidade a realização de consultas, exames de apoio diagnóstico e cirurgias ambulatoriais, visando a agilização de resultados e melhoria da qualidade dos serviços prestados a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), no âmbito de sua área de abrangência.