Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
13 SET 2018
Campanha de vacinação contra raiva animal começa neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica, iniciará no próximo sábado (15) a campanha de vacinação gratuita de cães e gatos contra a raiva na zona urbana. A campanha será feita em etapas, atendendo a regiões diferentes da cidade a cada semana. Portanto os donos de animais devem estar atentos aos pontos de vacinação que funcionarão nesta primeira etapa. A imunização ocorrerá no horário das 07h às 17h.
Neste sábado estarão funcionando 09 postos para atender os moradores, além das Macros de Saúde, que atenderão em todos os sábados durante a campanha, independente de região delimitada.
A sede do Serviço de Vigilância Epidemiológica também é um ponto fixo de vacinação dos animais durante toda campanha. O atendimento para vacina ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h; aos sábados, das 7h às 17h. O endereço é Marginal Maria Chica, 1.306.
A meta é vacinar 100% da população de cães e gatos, num universo estimado em aproximadamente 14 mil animais.
“Pedimos que os proprietários dos animais fiquem atentos às datas e locais de vacinação. Caso não consigam levar seu animal aos sábados, o Serviço de Vigilância Epidemiológica é um ponto fixo para a vacinação de segunda a sexta, durante o período da campanha”, disse o encarregado da Vigilância Epidemiológica, Franklin Cordeiro.
“Os guardiões não devem se esquecer de levar a carteirinha de vacinação do animal. A vacina é de graça”, acrescentou Franklin.

Recomendações
O Serviço de Vigilância orienta que todos os cães e gatos a partir das três meses de idade devem ser vacinados. As fêmeas no cio, gestantes e lactantes também podem ser vacinadas.
O animal deve ser levado por um adulto, sendo que os cães devem estar contidos com coleira e guia e os gatos devem ser levados em caixas de transporte próprias ou sacos de cebola, que não impedem a entrada de ar.
Em hipótese alguma a vacina poderá ser levada para aplicação na residência.
Para outras informações os telefones de contato do Serviço de Vigilância Epidemiológica são: 3652-7802/ 3653-5242/ 3652-5593

Postos de Vacinação:
Macro 1 (Jardim Eldorado)
Macro 2 (Centro da cidade – postão)
Macro 3 (Jardim Shangri-lá)
Macro 4 (Vila Planalto)
Escola Municipal Joana Helena de Castilho Marques (Santa Terezinha)
Escola Estadual Joana Helena de Castilho Marques (Parque Monreal)
Biblioteca Municipal Prof. Jayme Monteiro (avenida Ivanoé de Cunto)
Escola Municipal Elza Nadai Silvino (Jardim Pevi)
Emei Vila Aparecida (ao lado da Igreja Nossa Senhora Aparecida)
Ceim (Creche) São Francisco (ao lado do Cemitério Jardim da Paz)