Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
14 SET 2018
Dia Mundial da Limpeza pede a colaboração da sociedade

Amanhã, dia 15 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Limpeza. Neste sentido, atendendo recomendação da Secretaria Estadual da Saúde e Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), o Serviço de Vigilância Epidemiológica de Penápolis está recomendando à comunidade que faça parte do movimento que ocorre em diversos países, visando a limpeza das cidades.
A movimentação em torno do Dia Mundial da Limpeza é promovida pelo Instituto Limpa Brasil, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a conscientização da população brasileira para o problema do descarte irregular do lixo urbano.
“A ação visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praças e parques. É uma forma de simbolizar a necessidade de conscientização das pessoas para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos”, explicou o encarregado da Vigilância Epidemiológica, Franklin Cordeiro.
“A sociedade pode colaborar convidando amigos e familiares para limparem uma praça do bairro ou a rua da residência, além de qualquer espaço público que deseja ver melhor cuidado”, disse.
“Com a retirada de lixo jogado em lugar irregular, conseguimos diminuir a criação de insetos e outros animais que provocam doenças, além de deixar o visual da cidade mais agradável. Também é possível evitar a poluição e enchentes, devido ao entupimento das redes de drenagem pelo lixo descartado de forma errada”, comentou ele.
Fundado a partir da empresa Atitude Brasil, o Instituto Limpa Brasil é responsável pela execução brasileira do maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos, o Let’s do it! – que já atraiu voluntários em ações de limpeza em mais de 140 países.
“As pessoas, empresas e entidades que desejarem, poderão organizar mobilizações neste sentido. Estamos oferecendo nosso apoio no que for possível. Atividades podem ser comunicadas ao nosso setor, inclusive pedimos que nos enviem fotos e vídeos destas iniciativas para que possam ser divulgadas e valorizadas. Basta entrar em contato pelo nosso telefone 3653-5242”, concluiu Franklin.
Mais informações sobre a mobilização podem ser obtidas pelo site www.limpabrasil.org .