Terça-feira, 23 de Abril de 2024
11 OUT 2018
Equipe e usuários do Caps fazem conscientização sobre saúde mental
A atividade foi planejada para marcar o Dia Mundial da Saúde Mental (crédito das fotos: Hospital Espírita João Marchesi)

Na manhã de ontem, 10 (quarta-feira), a equipe de profissionais e os usuários do Caps (Centro de Atenção Psocossocial) estiveram no centro da cidade fazendo um trabalho de conscientização da população sobre a saúde mental. A atividade foi planejada para marcar o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado neste mesmo dia.
Tanto os profissionais como as pessoas que são atendidas pelo Caps fizeram a distribuição de folhetos aos pedestres com o objetivo de chamar a atenção pública para a questão e combater o preconceito. Também participaram de uma passeata pelas ruas centrais, juntamente com profissionais e usuários do Hospital Espírita João Marchesi.
Segundo comentou a chefe técnica do serviço, Isabel Escudeiro de Moraes, precisa ser identificada como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticas ou sócio-econômicas.
“Nesta data, em todo mundo são realizados eventos a esse respeito. As pessoas utilizam o Dia Mundial da Saúde Mental para chamar a atenção sobre a importância da saúde mental, sabendo que ainda há muito o que fazer na sociedade para acabar com o preconceito e a desinformação”, disse.
Em Penápolis, o Centro de Atenção Psicossocial atende a população que precisa através do Sistema Único de Saúde (SUS).
O serviço, que se estende também para usuários de álcool e outras drogas, é constituído por uma equipe multiprofissional que oferece tratamento para diversos quadros de transtornos mentais em espaço acolhedor, comunitário e promotor de vida.
A finalidade do Centro de Atenção Psicossocial é oferecer acompanhamento clínico; oficinas terapêuticas, reinserção social; acesso ao esporte, trabalho e lazer; autonomia para exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Para freqüentar o Caps, o usuário precisa ser encaminhado pelo Programa Estratégia Saúde da Família (PSF) ou qualquer outra serviço de saúde.