Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
07 NOV 2018
Em visita a cidade, escritora mirim conhece o Daep
Escritora foi recepcionada pela equipe do Daep, que a guiou durante visita técnica ao circuito ambiental

A escritora e poetisa mirim Ana Cristina Rodrigues Henrique visitou Penápolis na última segunda-feira, dia 05. A jovem teve a oportunidade de conhecer o trabalho de Educação Ambiental realizado pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgpto) e pontos turísticos da cidade.
A escritora também realizou uma palestra que reuniu centenas de estudantes no NAC (Núcleo Acadêmico e Cultural da Funepe – antigo teatro Lúmine). Ana Cristina esteve no gabinete do prefeito Célio de Oliveira, quando contou um pouco mais sobre sua trajetória como escritora.
“A poesia é algo espontânea, é muito natural, é uma forma de expressão que não posso deixar morrer. Quando não escrevo, começo a fazer rimas sem perceber”, contou a jovem escritora.
Ana Cristina lançou seu quarto livro em maio deste ano. O mais recente livro, "Vivendo no automático", é uma narrativa sobre o vício e a presença exagerada dos aparelhos eletrônicos no cotidiano das pessoas.
Apesar da pouca idade a escritora já acumula uma carreira literária de destaque. Seu primeiro livro foi publicado em 2015, aos 11 anos, e desde então foram três antologias poéticas: "Sementes de Ana Cristina", "Flores de Ana Cristina" e "Frutos de Ana Cristina".
Para o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, foi uma honra recebê-la para uma conversa em seu gabinete, oportunidade em que incentivou os jovens ao hábito da leitura contribuindo para ampliação do conhecimento. “Agradeço ao município de Sorocaba pela parceria.”

Visitas
Durante visita técnica ao Daep, Ana Cristina esteve acompanhada pelo presidente, Edson Bilche Girotto, o Batata, pela pedagoga do Centro de Educação Ambiental, Fernanda Campachi e pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura, Olmair Perez Rillo.
“Estou feliz e grata com a recepção na cidade, com o apoio e aprendizado fornecidos por todos. Essa experiência será eternizada em minha memória e gerará frutos tanto para mim quanto para as cidades de Penápolis e Sorocaba”, afirmou Ana.
“Isso tudo só foi possível graças a uma parceria firmada entre as Prefeituraa de Penápolis e de Sorocaba e ao senhor Olmair Rillo que fez o contato e se dispôs a planejar e acompanhar a programação em Penápolis”, agradeceu.
Além da visita ao Daep, a visitante também pôde conhecer a Flora Tietê, a Vinícola Ferracini, o Santuário São Francisco de Assis, o Museu do Sol, Museu de Folclore, Museu Histórico e Museu de São Francisco/Primeira Casa de Penápolis.