Terça-feira, 16 de Abril de 2024
04 DEZ 2018
Gestores da Educação fazem capacitação do PMVA
Conteúdo foi trabalhado através de explanações teóricas, vídeos, vivências e dinâmicas de grupos

No último dia 30 de novembro foi concluída uma capacitação voltada aos gestores da educação. A capacitação foi referente ao PMVA (Programa Município Verde Azul), abordando as 10 diretivas do projeto. O objetivo foi sensibilizar para a importância de promover a Educação Ambiental.
A ação visa dar condições aos profissionais de desenvolverem nos alunos, e em toda comunidade escolar, hábitos e atitudes que não poluam e nem degradem o meio ambiente.
Segundo explicou a pedagoga do Centro de Educação Ambiental do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Fernanda Marin Campachi, a capacitação foi realizada em ciclos.
“O primeiro ocorreu no dia 08 de agosto, quando trabalhamos as Diretivas Município Sustentável, com Gestão das Águas, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos”, relatou ela.
“Depois, nos dias 22 de agosto e 05de setembro, foram abordadas as Diretivas Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Arborização Urbana e Uso do Solo”, continuou.
“E fechando o ciclo, no último dia 30 de novembro, foi realizada a capacitação sobre as Diretivas Qualidade do Ar e Biodiversidade”, acrescentou Fernanda.
O trabalho foi coordenado pela pedagoga do Centro Ambiental, Fernanda Marin, pelo agrônomo e interlocutor do Programa Município Verde Azul, Sérgio Eduardo Rodrigues, e o professor/orientador Neuman Pinheiro.
Todo o conteúdo que compreende as Diretivas foi trabalhado através de explanações teóricas, vídeos, vivências e dinâmicas de grupos, visando o contato com boas práticas agroambientais e a aproximação com a natureza, além d o contato com o meio ambiente natural.
O Daep, por meio do Centro de Educação Ambiental, agradece a todos os parceiros envolvidos: Secretaria de Municipal de Educação, Diretoria de Ensino, Sítio Panorama, Secretaria Municipal de Agricultura.
“Todos colaboram para a efetivação do programa, o qual o município de Penápolis participa e busca a Certificação a cada ano”, concluiu Fernanda.