Quinta-feira, 28 de Março de 2024
29 DEZ 2018
Prefeito de Penápolis é eleito presidente do Consórcio Ribeirão Lajeado
A atual presidente do CIRL e prefeita de Alto Alegre, Helena Berto, e o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, eleito como presidente para 2019-2020

Na última quinta-feira (27), o prefeito de Penápolis Célio de Oliveira foi eleito por aclamação como presidente do CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado) para o mandato 2019-2020. A eleição ocorreu conforme prevê o estatuto do Consórcio que reúne as cidades de Penápolis, Alto Alegre e Barbosa.
A eleição contou com a presença da prefeita de Alto Alegre e atual presidente do Consórcio, Helena Berto Tomazini Sorooche, do presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e secretário executivo do CIRL, Edson Bilche Girotto. Também esteve presente o coordenador do Consórcio, José Raphael Caputo, o Carioca.
Com a eleição, a presidência do Consórcio Intermunicipal será ocupada pelo prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira; a vice-presidência ficará a cargo da prefeita de Alto Alegre, Helena Berto. O prefeito de Barbosa, Paulo César Balieiro, compõe o CIRL como membro. Os membros eleitos tomarão posse a partir de 1º de janeiro de 2019.
Também foram definidos os cargos de secretário executivo, ocupado pelo presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, e coordenador executivo, José Raphael Caputo. Os cargos de presidente, vice-presidente e secretário executivo não são remunerados, somente o cargo de coordenador possui remuneração.
Durante a reunião, foram destacadas as ações realizadas pelo consórcio desde a sua criação, em 1991. O objetivo do Consórcio é a preservação e a recuperação da bacia do Ribeirão Lajeado, o único manancial de abastecimento público de Penápolis.
A atual presidente do CIRL e prefeita de Alto Alegre, Helena Berto, comentou as realizações de seus dois anos de mandato, com a continuidade nos trabalhos conservacionistas da bacia hidrográfica. Ela também destacou o saldo positivo nas finanças do Consórcio.
O presidente eleito, Célio de Oliveira, ressaltou a importância do trabalho preventivo do CIRL na gestão hídrica do município de Penápolis. “O município é um dos poucos que não enfrentam problemas de abastecimento. Este é um resultado do trabalho contínuo de preservação desenvolvido pelo CIRL há mais de 25 anos”, concluiu o prefeito de Penápolis.