08 JAN 2019
Distribuição de sacos da Corpe será regularizada na próxima semana
Mais de 40 famílias participam da cooperativa que faz o recolhimento de material reciclável em toda cidade

Muitos munícipes relataram falhas na distribuição dos sacos verdes destinados à coleta seletiva realizada pela Corpe (Cooperativa de Recicladores de Penápolis). O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) esclarece que a situação será normalizada até o próximo final de semana.
As falhas na distribuição se devem a atrasos no processo licitatório. Conforme explicou o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, o processo licitatório para aquisição de sacos de lixo para coleta de recicláveis foi aberto em novembro de 2018, porém ainda não foi finalizado.
“Foram apresentadas algumas divergências entre os fornecedores que geraram a necessidade de esclarecimentos de informações para que o processo seja homologado em cumprimento das exigências legais. O problema está sendo resolvido, no entanto, há necessidade de cumprir rigorosamente a legislação”, explicou o presidente da autarquia.
“Para cumprir os prazos previstos da legislação, o processo pode demorar um pouco mais, o que causa impacto para a população. Para regularizar a situação, já providenciamos a aquisição de modo emergencial para suprir esta demanda. A distribuição será normalizada até o final desta semana”, esclareceu.
A Corpe é uma cooperativa de trabalho que realiza a coleta seletiva em Penápolis. O Daep oferece todo suporte financeiro à cooperativa, com o objetivo de diminuir a quantidade de resíduos no Aterro Sanitário e, com isso, contribuir com o meio ambiente. Atualmente, 41 cooperados trabalham na coleta seletiva e dependem da renda familiar proveniente da venda dos materiais recicláveis.
“A separação do material reciclável realizado por cada munícipe é fundamental para agregar renda aos cooperados. O sustento dessas famílias depende destes materiais separados por cada penapolense. Por isso, pedimos a compreensão de todos até que a entrega dos sacos verdes se normalize”, finalizou Batata.