Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
12 JAN 2019
Laboratório do Daep tem qualidade atestada por norma internacional
Após avaliações, o laboratório que analisa a qualidade da água recebeu acreditação na norma ISO 17.025

Após um período de avaliação, o laboratório de controle da qualidade da água e efluentes do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) recebeu a acreditação da Norma NBR ISO/IEC 17.025:2017. Esta é uma norma técnica internacional que atesta a competência dos laboratórios em análise da qualidade da água.
Após auditoria externa realizada em junho de 2018, os auditores Alessandro Souza e Gilmar José do Valle, da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, verificaram a conformidade dos processos em relação aos requisitos da norma. Desde então, o processo seguiu o trâmite para a acreditação da norma.
Esta norma internacional que é aplicada em laboratórios de ensaios e calibração. O objetivo é estabelecer um padrão internacional para comprovação de que os ensaios realizados no laboratório acreditado executam suas atividades com precisão e garantem que o resultado final das analises sejam de alta qualidade.
O Daep conquistou a acreditação dos ensaios de cor aparente, fluoreto, turbidez, bactérias heterotróficas, coliformes totais e Escherichia coli, cloro residual livre, PH, temperatura e amostragem. Todas essas avaliações são utilizadas para atestar a qualidade da água distribuída a população.
O presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, explicou a importância de o laboratório ter sido reconhecido pela norma internacional. “Esta é comprovação de que o Daep segue rigorosamente todos os exames necessários para verificar se a água tem qualidade máxima para ser distribuída”, afirmou.
Batata ainda acrescentou que a norma é uma inovação do Daep, pois poucos laboratórios de órgãos públicos são acreditados por esta norma. “Apenas uma autarquia municipal no estado de São Paulo possui esta certificação. É um processo bastante rígido, mas que ao ser concluído, são os cidadãos penapolenses que ganham um controle da qualidade da água com padrão internacional”, concluiu o presidente do Daep.