Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
20 JAN 2019
Daep faz limpeza em ponto de descarte irregular de lixo
Resíduos são coletados semanalmente em locais de descarte ilegal; riscos aos moradores, saúde pública e meio ambiente

Mesmo com a coleta de lixo em toda a cidade e com seis ecopontos espalhados pela cidade, muitas pessoas descartam irregularmente seus resíduos em espaços públicos. Nesta quinta-feira (17), o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) retirou centenas de quilos de lixo e entulhos descartados irregularmente na área próxima ao Cemitério Jardim da Paz, no Jardim Pevi.
O local é limpo semanalmente assim como outras dezenas de locais de descarte irregular. Segundo o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, essa ação traz riscos à saúde pública. “Encontramos lixo orgânico, móveis, televisão, entulhos, muito material que poderia ser depositado em um ecoponto ou recolhido pela coleta de lixo domiciliar”, afirmou.
“Os moradores próximos são obrigados a conviver com essa sujeira, com o risco de aparecimento de ratos, escorpião e outros animais, além do risco da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e do mosquito palha que transmite a leishmaniose”, alertou Batata.
“Efetuamos a limpeza dos pontos e no dia seguinte já encontramos novamente lixo e entulhos. Precisamos que a população tenha consciência que este descarte irregular só traz prejuízos, tanto para os próprios moradores quanto ao meio ambiente. Utilizem a coleta de lixo domiciliar e a seletiva. Os seis ecopontos estão abertos todos os dias para o depósito de pequenos entulhos, poda de árvores, móveis”, concluiu o presidente do Daep.
Os ecopontos funcionam todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, das 07h às 19h.Há unidade do bairro Cidade Jardim (avenida Maria Rosa Passafaro Altimari, 1050), Pevi (rua Elpídio Ribeiro, 400), Tropical (rua Matias Martins Garcia, 739), Del Rey (avenida Avelino Bilche Filho, 1190), Parque Industrial (rua Francisco Colnaghi, 850) e Santa Terezinha (acesso pela rua Altino Vaz de Mello).