Quinta-feira, 28 de Março de 2024
01 FEV 2019
Segurança no trânsito: Novas faixas elevadas são instaladas
A faixa elevada foi instalada nos dois sentidos na avenida Mato Grosso, próximo a Terceira Idade

Mais três faixas elevadas de travessia de pedestres foram instaladas nesta semana. Ao todo 15 faixas serão implantadas em locais de grande fluxo para garantir a segurança no trânsito. Para a implantação estão sendo investidos cerca de R$ 193 mil, provenientes de recursos liberados pelo Detran-SP.
As obras são executadas pela empresa Viamari Engenharia e Construções Eireli, vencedora da licitação pública. Duas lombofaixas foram instadas na avenida Mato Grosso em frente à Terceira Idade, nos dois sentidos do trânsito. Ao lado Emef Marcos Trench, na rua Giácomo Paro também já conta com a faixa elevada.
Hoje (01), a empresa trabalha na construção de uma faixa elevada na rua Amazonas no cruzamento com a avenida Goiás. O secretário de Trânsito, Mauro Olympio dos Anjos, a faixa elevada é uma forma de melhorar a segurança dos pedestres, pois obriga que os motoristas reduzam a velocidade e tenham maior atenção.
“Mas para garantir a segurança de quem trafega nas faixas, é necessário que os motoristas e motociclistas respeitem a preferência do pedestre e parem o veículo permitindo a sua passagem. Um alerta aos motoristas é a proibição de estacionamento sobre a faixa”, enfatiza o secretário.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, estacionar o veículo sobre a faixa de pedestres, incluindo sobre as faixas elevadas, é uma infração grave, sujeita à multa no valor de R$195,23 e à remoção do veículo.
Para a implantação estão sendo investidos cerca de R$ 193 mil, provenientes de recursos liberados pelo Detran-SP. Para conquista do recurso a Prefeitura de Penápolis contou com apoio do deputado Roque Barbieri. A liberação do dinheiro faz parte do Programa “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito”.

Locais
Ainda serão instaladas as faixas elevadas na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho próximo ao nº 120; Rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira em frente ao Supermercado Eldorado; Avenida Bento da Cruz; Avenida Luís Osório, em dois pontos (em frente ao Santuário São Francisco de Assis, e no cruzamento com a rua Anchieta); e na Rua Augusto Pereira de Moraes em frente à Escola Leãozinho.