Quinta-feira, 28 de Março de 2024
06 FEV 2019
Entulhos e resíduos devem ser descartados nos ecopontos
Os seis ecopontos funcionam todos os dias, das 07 às 19h

Penápolis disponibiliza para a população um espaço para o descarte de entulhos e resíduos vegetais. Os ecopontos são a alternativa para evitar o descarte ilegal de resíduos sólidos em diversos locais da cidade. São seis unidades espalhadas pela cidade que funcionam todos os dias, inclusive domingos e feriados, das 07h às 19h.
Os locais estão disponíveis nos bairros Cidade Jardim, Jardim Pevi, Jardim Tropical. Jardim Del Rey, Parque Industrial e na Vila Santa Terezinha. Mantidos pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), os ecopontos foram criados para que a população possa descartar entulhos de pequenos reparos em construções, restos de limpeza de jardins, galhos e materiais recicláveis.
Com os ecopontos, os moradores têm uma alternativa ecologicamente correta para contribuir com a limpeza urbana. Desta forma, evita-se o descarte em locais inadequados e as queimadas ilegais destes resíduos.
A população deve ficar atenta pois uma nova legislação entra em vigor a partir de maio, com penalidades para quem desrespeitar o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos.
A lei traz a proibição e penalidades para o descarte de resíduos sólidos em locais não autorizados, como áreas verdes, praças, terrenos, entre outros. A queima de lixo também está proibida. Quem lançar lixo em córregos, rios, poços e galerias também está sujeito a penalidades.

Funcionamento
Nos ecopontos não podem ser descartados resíduos domésticos, que são recolhidos somente pela coleta de lixo orgânico. Outra função dos ecopontos é ser base para o descarte de materiais recolhidos pelos carroceiros, favorecendo a limpeza urbana.
Os ecopontos são estruturados para receber estes materiais, e para isso, contam com caçambas, depósito e guarita para vigilância. Todos os resíduos são recolhidos e encaminhados para a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos ou para a Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis).
Os Ecopontos funcionam diariamente das 07h às 19h, inclusive aos finais de semana.
Confira onde estão localizados:
- Cidade Jardim (Avenida Maria Rosa Passafaro Altimari, 1050)
- Del Rey (Avenida Avelino Bilche Filho, 1190)
- Jardim Pevi (Rua Elpídio Ribeiro, 400)
- Parque Industrial (Rua Francisco Colnaghi, 850)
- Santa Terezinha (Rua Altino Vaz de Mello, SN)
- Tropical (Rua Matias Martins Garcia, 739)