Terça-feira, 23 de Abril de 2024
26 FEV 2019
Museus colaboram para projeto pedagógico da Fundação Colnaghi
Cerca de 50 colaboradores da fundação participaram de visitas monitoradas

No último dia 22, sexta-feira, cerca de 50 colaboradores da Fundação Colnaghi estiveram em visita aos quatro museus de Penápolis. As visitas monitoradas fazem parte de uma formação especial, voltada ao desenvolvimento do projeto pedagógico 2019, cujo tema é “Penápolis – Princesinha da Noroeste”.
Por meio desta iniciativa os profissionais da unidade, entre eles professores, dentista, psicólogo, equipe de limpeza e equipe da cozinha, além de gestores da escola, puderam conhecer em detalhes o Museu Municipal de Folclore, Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”, Museu Municipal de São Francisco/Primeira Casa de Penápolis e o Museu do Sol.
Segundo explicou a coordenadora pedagógica Edimara Rocha, a Fundação Colnaghi realiza a cada ano um projeto diferente com os alunos e familiares, buscando novas perspectivas pedagógicas.
“Definimos no início do ano letivo que o tema de 2019 seria a nossa própria cidade. Para que possamos oferecer atividades pertinentes ao tema, nossa equipe tem pesquisado aspectos de Penápolis, e os museus são importantes mecanismos para ajudar a revelar a identidade do município”, disse.
Ela ainda contou que as atividades referentes ao tema são realizada desde o Berçário I até a Etapa II da Educação Infantil.
“Nesta semana já vamos trabalhar a temática em nosso bailinho de carnaval, cujo nome escolhido é Baile Real, em alusão à Princesinha da Noroeste, título atribuído à cidade”, contou.
“Outra atividade já agendada é a nossa festa junina, que ocorrerá no mês de junho. O nome do evento será Arraiá da Chica, se referindo à desbravadora Maria Chica. Abordaremos sua história junto aos alunos, valorizando as raízes da nossa história”, acrescentou Edimara.
Ela ainda destacou que o projeto será encerrado no próximo mês de setembro, culminando com a Feita Construção do Saber, evento anual realizado pela fundação.

Contribuição
Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Luiz Colevati, o trabalho de formação que vem sendo desenvolvido pela Fundação Colnaghi com seus colaboradores só reforça o compromisso daquela entidade em promover aprendizado de qualidade.
“Estão todos de parabéns pela idéia. Saber que podemos colaborar é gratificante”, comentou Colevati.
“Temos muito a contribuir com o tema do projeto pedagógico deste ano. Os museus da nossa cidade são instrumentos transformadores, que revelam a riqueza do povo penapolense e ajudam a formar cidadãos conscientes”, destacou.
“Nosso desejo é fomentar sempre a realização de projetos assim, que tragam cada vez mais a comunidade para dentro dos museus. Estamos sempre à disposição para parcerias”, concluiu.